paroquias.org
 

Notícias






Textos, história e tradições das religiões num só livro
2006-05-30 23:13:29

Agora, basta apenas abrir as páginas de um livro para conhecer a história das principais religiões implantadas em Portugal, saber quais são os respectivos textos sagrados e perceber as tradições e a espiritualidade. A iniciativa pertence à Estrutura de Missão para o Diálogo com as Religiões (RELIGARE), que convocou diferentes especialistas e as comunidades religiosas para se darem a conhecer.

Pedro Silva Pereira, Ministro da Presidência que tutela a Estrutura de Missão, presidiu à apresentação do livro “Religiões - História, Textos, Tradições”, justificando o envolvimento do Estado numa temática que a secularização separa das competências de qualquer governo. Fá-lo para garantir a liberdade, também das religiões, de expressão na sociedade, como no ensino ou no acesso à comunicação social. E quando se percebem problemas na sociedade que podem ter a sua origem no factor religioso, “o Estado não pode voltar as costas à sociedade”.

Pelo trabalho da Estrutura de Missão (que, pela intervenção do Ministro na apresentação desta obra, poderá sofrer uma reorganização no âmbito das instituições da administração pública), foi dada uma resposta a atitudes de intolerância religiosa. “A melhor resposta”, garantiu Pedro Silva Pereira: a do conhecimento, base para o diálogo.
Esse é o primeiro contributo que se recolhe neste livro. Em IV partes oferece ao leitor as informações essenciais sobre o Hinduísmo, o Judaísmo, o Budismo, o Cristianismo, o Islão e a Fé Bahá´i, referindo sempre a história e os dados estatísticos referentes à implantação em Portugal.

Alfredo Bruto da Costa, que apresentou o livro, e Miguel Ponces de Carvalho, responsável da Estrutura de Missão para o diálogo com as Religiões (que edita o livro com a Paulinas Editora), sublinharam o contributo do livro para o diálogo entre as religiões, o único caminho para a paz em todas as sociedades. Bruto da Costa sugeriu mesmo diferentes planos para este diálogo: entre as religiões, no interior de cada religião, com os fundamentalistas das religiões e das religiões com os homens e as mulheres que não têm fé.
Para Bruto da Costa, não se entende que qualquer religião possa ficar indiferente ao que se passa, às constantes ameaças à paz e à dificuldade em perceber quando se conhecerá o fim de actos de violência e morte praticados em nome da religião. “É urgente retirar o nome de Deus de actos que ofendem o Santo Nome de Deus”, referia.

O livro “Religiões - História, Textos, Tradições” está à venda nas livrarias (da Paulinas Editora, nomeadamente) e será esta noite apresentado na Feiro do Livro do Porto (às 21:00h, no auditório) pelo historiador Geraldo Coelho Dias. Em Lisboa, terá apresentação na Feira do Livro às 18:30h do dia 7 de Junho.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia