Capela de Loulé recebe prémio Igreja Segura 2005
2006-05-30 23:11:59

No âmbito do projecto Igreja Segura, o Prémio “Igreja Segura - Igreja Aberta 2005”, que pretende premiar a melhor igreja piloto do ano, foi atribuído por unanimidade, após deliberação do Júri e concordância da totalidade dos Parceiros do Projecto, à candidatura relativa à Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Loulé. O prémio tem o valor de 15.000 Euros e contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A cerimónia da entrega do decorrerá no próximo dia 23 de Junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, pelas 11h00, aproveitando-se a ocasião para festejar também o 3º aniversário do Projecto Igreja Segura.

Este imóvel de interesse público é exteriormente simples, destacando-se pela riqueza interior. Salientam-se o retábulo em talha dourada do século XVIII, a estatuária e a azulejaria do séc. XVIII. Apresenta algumas características da arquitectura chã e distingue-se pela ausência de capela-mor, caso raro no Algarve.

O objectivo fundamental do Projecto é juntar e optimizar esforços, interesses e recursos de diversas entidades para “criar as condições de segurança e de conservação necessárias à salvaguarda sistemática e efectiva do património histórico e artístico da Igreja, permitindo também a abertura à comunidade e o usufruto controlado de algumas igrejas habitualmente encerradas”.

O Projecto "Igreja Segura" comporta actualmente 3 eixos principais: exposição itinerante multimédia S.O.S. Igreja; criação de "igrejas piloto”; pesquisa, estudo e acções de formação.