paroquias.org
 

Notícias






Por um exercício pleno e plenamente responsável da parentalidade - Mensagem para o Dia da Criança
2006-05-29 22:30:32

Num mundo de consumo desenfreado, que diz aceitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e elaborou e diz acatar a Declaração dos Direitos da Criança, há mais de 2 mil milhões de crianças pobres, 86 % das quais vivem em países em desenvolvimento. 500 milhões não têm saneamento ou quartos de banho próximos; 90 milhões têm um estatuto nutricional inferior às normas internacionais; 270 milhões não são vacinadas; 140 milhões, entre os 7 e os 18 anos não frequentam qualquer escola.

Acresce outra severa preocupação: a pobreza das crianças aumentou nos países ricos. Portugal não foge a esta triste realidade. O aumento do desemprego, a precarização do emprego, o aumento das famílias monoparentais ou endividamento das famílias, faz com que entre 1991 e 2000 a pobreza infantil tenha crescido 3,2 %. E a situação não tem melhorado.
Além destes indicadores preocupantes, verificamos que não acabou a exploração do trabalho infantil, a violência e diferentes formas de negligência exercida sobre os mais pequenos também não abrandou. E que dizer da persistente lentidão dos processos de adopção?

Neste dia em que um pouco por todo o lado se festejam as crianças, como é bom lembrar, como dizia o poeta, que “ o melhor do mundo são crianças”. E que o futuro que elas são e representam hoje, merece mais atenção e mais cuidado.
Temos, ainda um longo e difícil caminho a percorrer no domínio da plena efectivação dos Direitos das Crianças!

A começar pelo exercício pleno e plenamente responsável da parentalidade. Precisamos de ter Pai(s) e Mãe(s) conscientes dos seus direitos e exigentes no cumprimento dos seus deveres.

Uma vez iniciados, a paternidade e a maternidade são definitivos. Como é indispensável recordá-lo hoje! Aos Pais. Mas, igualmente, aos políticos para que criem todas as condições favoráveis à coesão conjugal e ao exercício cabal e capaz da paternidade e da maternidade!
A todas as crianças do mundo desejamos que passem este dia, o seu dia, de forma alegre e sentindo-se profundamente amadas pelos seus Pais (Pai e Mãe!) e por todos os adultos com quem se cruzarem.

Associação Famílias

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia