Beatificações são festa para a comunidade - Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação das Causas dos Santos
2006-05-23 17:27:34

O Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, fala da "figura extraordinária" da Madre Rita e explica importância de celebrar a beatificação nas Igrejas particulares.

Agência ECCLESIA - É com surpresa pessoal que preside a uma beatificação no seu país natal?
Cardeal José Saraiva Martins - Mais do que de surpresa, eu falaria de privilégio. Presidir, no meu país, ao rito de beatificação da Serva de Deus Madre Rita de Almeida, é, sem dúvida, para mim, uma grande honra. Não só como representante do Santo Padre Bento XVI, mas também, como é óbvio, como Cardeal português, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. É o quinto filho do nosso país elevado às honras dos altares durante a minha Prefeitura do dito Dicastério da Cúria Romana.

AE - Que mensagem trará aos católicos conterrâneos de Madre Rita de Jesus?
JSM - Em primeiro lugar, uma afectuosa saudação do Sumo Pontífice Bento XVI para todos os conterrâneos da nova Beata, para a querida Igreja de Viseu e para toda a Igreja portuguesa . O sucessor do inesquecível Papa João Paulo II é, também ele, um grande amigo de Portugal, que visitou várias vezes quando era ainda Cardeal.
Em segundo lugar, um convite a conhecer melhor a figura extraordinária da Madre Rita, a viver em profundidade a sua espiritualidade e a imitá-la na sua total entrega ao serviço de Deus, dos irmãos, sobretudo dos jovens e das crianças.

AE - Que importância tem, para as comunidades locais, participar numa beatificação?
JSM - Uma importância muito grande. Um dos motivos que levou Bento XVI a estabelecer que os ritos de beatificação sejam celebrados nas Igrejas locais sem excluir, evidentemente, Roma, foi precisamente o de tornar aquelas partícipes, de modo visível, nos ritos da beatificação dos respectivos Servos de Deus.
Com efeito, os novos procedimentos para os ritos de beatificação tonam possível a participação de todos os membros da comunidade cristã local à elevação às honrarias dos altares de um seu irmão na fé. É toda a comunidade que rejubila por tão grande acontecimento. A beatificação de um Servo de Deus é sempre um grande dom feito por Deus à comunidade que o gerou e nutriu na fé e na fidelidade ao Evangelho.

AE - Com que objectivos está a Santa Sé a diversificar os locais para a celebração das beatificações?
JSM - O primeiro objectivo é o que acabamos de assinalar. Sobressaiu com evidente clareza, nas numerosas beatificações celebradas por João Paulo II, nas diversas partes do mundo, a conveniência pastoral de que os ritmos de beatificação sejam realizados preferivelmente nas igrejas locais.
O segundo objectivo é o de realçar em maior medida nas modalidades celebrativas, a diferença substancial, entre beatificação e canonização.