Bênção de Finalistas em Lisboa - «Um passado, um presente, uma esperança no futuro»
2006-05-22 23:45:14

A bênção de finalistas é momento particularmente importante para cada um de vocês, por isso, é bom que conheçam com clareza o desafio que lhes é lançado.
Todos os homens e mulheres de boa vontade são chamados a empenharem-se na construção de uma outra cidade, onde o Amor e a Justiça sejam, de facto, vividos.

Responsabilidade acrescida para aqueles que de diversos modos vão ocupar lugares de liderança na sociedade. Responsabilidade de todos os que professam a Fé em Jesus Cristo.
A bênção de finalistas é convite explícito aos Finalistas a que assumam um compromisso de serviço efectivo, com o seu Saber, na comunidade onde se venham a inserir.
Em Lisboa, a Bênção é preparada ao longo de vários meses por Finalistas das diversas Escolas do Ensino Superior, em diálogo com os responsáveis indicados pelo Senhor Patriarca, o CeUC - Pastoral Universitária de Lisboa.
Como o nome da celebração indica, o importante são as pessoas dos Finalistas.
Em 1983, no âmbito da Pastoral Universitária, os estudantes universitários católicos manifestaram vontade de marcarem o final dos seus cursos com uma Celebração presidida pelo Cardeal Patriarca.
Celebramos este ano a 24ª Bênção de Finalistas. Vamos prepará-la na alegria e exigência do desafio lançado pelo Congresso Internacional para a nova Evangelização.
Nesta Celebração, destacam-se de forma particular dois momentos: a Bênção dos Finalistas e o Ofertório.
A Bênção ocorre após a homília. No Ofertório os Finalistas de cada Escola entregam ao Senhor Patriarca uma oferta alusiva ao seu Saber, e que se destina para instituições carenciadas da diocese de Lisboa. Expressam, deste modo, o desejo de que os valores que possuem e os talentos adquiridos venham a contribuir para o Bem Comum. O gesto dos Finalistas faz eco com o gesto de Entrega que Jesus Cristo fez de si próprio por todos.
Esta Celebração integra-se nas actividades do CeUC - Pastoral Universitária, Serviço do Patriarcado de Lisboa responsável por coordenar e dinamizar o trabalho da Igreja Católica no meio universitário.

A Equipa do CeUC - Pastoral Universitária
Helena Neves, Directora