paroquias.org
 

Notícias






Papa faz novas mudanças na Cúria Romana
2006-05-21 23:43:05

Bento XVI procedeu hoje a novas mudanças na Cúria Romana, nomeando o Cardeal Ivan Dias, da Índia, como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (CEV). O anterior prefeito da CEV, Cardeal Crescenzio Sepe, foi nomeado como Arcebispo de Nápoles, Itália.

As nomeações foram anunciadas esta manhã, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. O Cardeal Sepe estava à frente da CEV, um dos Dicastérios chave da Cúria Romana, desde 2001.
O Cardeal Dias tem agora, na suas mãos, a responsabilidade de orientar a vida de muitas missões na África, América Latina e Ásia.
Apesar destas mudança, nenhuma reestruturação de fundo aconteceu ainda na Cúria Romana, embora se admita que tal possa vir a acontecer neste pontificado. Bento XVI alterou, para já, quatro chefias de Dicastérios da Cúria Romana. Por força da eleição do Cardeal Joseph Ratzinger como Papa, o Arcebispo William Joseph Levada foi nomeado prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cargo que tinha ficado vago.
Bento XVI nomeou, a 11 de Março, o Cardeal Paul Poupard para presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, acumulando deste modo com o Dicastério da Cúria Romana a que já presidia, o Conselho Pontifício da Cultura.
O lugar da presidência do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso ficou vago a 15 de Fevereiro, depois Bento XVI ter nomeado o Arcebispo Michael L. Fitzgerald como Núncio Apostólico no Egipto e delegado da Santa Sé junto da Liga Árabe.
Também a 11 de Março, o Papa nomeou o Cardeal Renato Martino como novo presidente do Conselho Pontifício da Pastoral para as Migrações e os Itinerantes. Bento XVI aceitara a renuncia, por limite de idade, apresentada pelo Cardeal Stephen Fumio Hamao, unindo deste modo também Conselho Pontifício da Justiça e Paz ao da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes.
Longe de promover reformas radicais, o Papa tem-se mostrado adepto de uma política de pequenos passos, através de mudanças graduais. A maior expectativa reside, contudo, na possível alteração do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano.
Devido ao limite de idade, é provável que aconteçam alterações no Governo do Estado da Cidade do Vaticano e nas Congregações para o Clero, as Igrejas Orientais ou para a Educação Católica.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia