Papa chama novos bispos à formação
2001-06-30 20:29:27

Os bispos auxiliares de Braga e o bispo auxiliar do Algarve foram chamados a Roma para participarem num encontro de formação sobre o ministério para o qual recentemente foram nomeados.

D. António Marto, D. Antonino Dias e D. Manuel Quintas, juntaram-se no dia 26 de Junho a outros prelados que foram nomeados entre Janeiro de 2000 e Junho de 2001. Os bispos visitaram o túmulo de S. Pedro, numa atitude de comunhão simbólica com o primeiro papa da Igreja e com o actual Papa, João Paulo II, com quem concelebram a eucaristia no dia 29 de Junho, dia da Solenidade dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo.
Neste encontro serão facultadas aos novos prelados, informações e conselhos sobre o ministério episcopal, estando também previstas um conjunto de conferências sobre questões tão variadas como o bispo enquanto “homem de oração e de vida espiritual”, “problemas da bioética”, “o governo da diocese” (onde se incluiu a organização e funcionamento dos tribunais eclesiásticos, a importância dos mass media, a gestão das finanças e dos bens da diocese ou a promoção das vocações), e ainda o espírito de fraternidade e acompanhamento dos sacerdotes.
Os prelados regressam às suas dioceses no dia 6 de Julho, após serem recebidos audiência por João Paulo II, a 5 de Julho.