Número recorde de peregrinos a pé a caminho da Cova da Iria
2006-05-11 22:11:38

Mais de trinta e cinco mil peregrinos empreenderam caminho a pé com destino ao Santuário de Fátima, para participar nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Cracóvia/Polónia.

Em declarações, esta manhã, à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o Secretário Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, o Padre Manuel Antunes, refere que “este ano, a avalanche de peregrinos é muito maior, ainda não conseguimos explicar o fenómeno, não sabemos se este aumento se deve ao facto de o corpo da Irmã Lúcia estar tumulado na Basílica de Fátima, se é por vir presidir o Sr. Cardeal de Cracóvia, que foi secretário de João Paulo II, ou se por outra razão”.
O facto é que facilmente se constata um maior número de caminhantes com destino a Fátima. Em comparação com anos transactos, o P. Antunes destaca a elevada participação de jovens e, um pouco no sentido daquilo que também aconteceu em 2005, um aumento bastante significativo de grupos oriundos do sul do país.
Inicialmente estava prevista a instalação de 59 Postos de Assistência distribuídos ao longo do país, a somar às equipas móveis de assistência, mas “devido à generosidade de todas as entidades envolvidas nesta operação ao serviço dos peregrinos de Fátima foram instalados um total de 79 postos, envolvendo mais de duas mil e setecentas pessoas”, refere o P. Antunes. Todo este trabalho de assistência é executado pelo Movimento da Mensagem de Fátima, Ordem de Malta, Cruz Vermelha Portuguesa, Bombeiros e Escuteiros.
Em todo o caso, o P. Manuel Antunes sublinha o grande apoio prestado pelas populações no acolhimento aos caminhantes.
“Famílias dão abrigo aos peregrinos em suas casas, restaurantes oferecem-lhes refeições, uma empresa entregou quarenta mil iogurtes para os peregrinos. É muito grande a generosidade.”, afirma.

Sala de Imprensa do
Santuario Fatima