paroquias.org
 

Notícias






Institutos religiosos apostam no Marketing vocacional
2006-05-10 22:27:41

“Conhecer melhor os destinatários a quem nos dirigimos na pastoral vocacional” é uma prioridade sobre a qual a Confederação dos Institutos Religiosos Portugueses (CIRP) se debate, actualmente, fazendo uso “de técnicas e outros meios”, disse à Agência ECCLESIA o Pe. Manuel Barbosa.

Reunidos, ontem e hoje, em Assembleia Geral, os Superiores Maiores dos Institutos Religiosos em Portugal reflectiram sobre “a missão como ponto de partida para o nosso serviço de governo nas várias províncias e congregações”, e no aspecto da pastoral vocacional que tem sido motivo de preocupação para estes responsáveis.
O recurso a técnicas de marketing para a abordagem da temática vocacional foi uma questão levantada, o ano passado, num encontro de animadores da CIRP e da Federação Nacional de Institutos Seculares.
Segundo o Pe. Manuel Barbosa “tem havido sensibilização de todos os Institutos para utilizarem, também, meios que os ajude a conhecer os destinatários”, isto é “numa linha de proposta vocacional conhecer as pessoas a quem se dirige”.
As mudanças no mundo juvenil tem acontecido muito rapidamente e, por isso, sublinha o Pe. Manuel Barbosa, “tem que haver em nós uma mudança reflectida, a partir do conhecimento da realidade das pessoas e também da mensagem que nós queremos propor”. A preocupação “não é numérica, de quantidade – salienta - mas de conhecer bem as pessoas, as suas situações, as suas culturas”, para que “vindo ao nosso encontro e nós ao encontro deles nós saibamos comunicar aquilo que nós somos”.
As metodologias do Marketing já começaram a ser aplicadas, através de passos concretos, e vão ser visíveis no próximo encontro de animadores vocacionais, a decorrer na próxima semana. Com a ajuda do director criativo Pedro Oliveira o folheto de inscrição para este encontro foi feito profissionalmente e programa do encontro vai ser recheado de questões de Marketing.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia