Prevenção criminal e vigilância em igrejas
2006-05-10 22:26:50

Oito dioceses do país recebem, ao longo de 2006, acções de formação sobre “Prevenção Criminal e Vigilância em Igrejas”.

A iniciativa pretende fornecer a todos os que gerem, organizam e trabalham nas igrejas portuguesas, um mínimo de conhecimentos básicos sobre este tema, possibilitando um planeamento organizacional simples da segurança preventiva e pro-activa dos templos, e a criação de bolsas de “vigilantes” que, operando por turnos, viabilizarão o objectivo final do Projecto “Igreja Segura”: abrir o maior número possível de igrejas seguras e bem conservadas, em horários alargados.
Estas acções de formação têm a duração de um dia e são organizadas pelo Museu e Arquivos Históricos de Polícia Judiciária e o Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais
Depois de ter passado por Bragança e Miranda, a iniciativa estará em Setúbal (16 de Maio), Braga (3 de Junho), Angra (20 de Julho), Vila Real (21 de Setembro), Évora (18 de Outubro) e Porto (9 de Novembro).
O objectivo fundamental do Projecto Igreja Segura é juntar e optimizar esforços, interesses e recursos de diversas entidades para “criar as condições de segurança e de conservação necessárias à salvaguarda sistemática e efectiva do património histórico e artístico da Igreja, permitindo também a abertura à comunidade e o usufruto controlado de algumas igrejas habitualmente encerradas”.