paroquias.org
 

Notícias






Dom Patrick Foley: «Igreja deseja impulsionar o uso da internet»
2006-05-06 00:09:51

Para o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Dom John Patrick Foley, a Igreja é cada vez mais consciente do papel que os novos meios de comunicação oferecem à evangelização.

O arcebispo norte-americano afirmou no dia 2 de maio, durante uma jornada organizada na Universidade Pontifícia de Gregoriana de Roma pelo Centro Interdisciplinar de Comunicação Social (CICS), no seguimento da Reunião Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS), celebrada em Tunis pelas Nações Unidas em novembro de 2005.

O «Interne&Information Society Forum», sobre «Sociedade da informação, desenvolvimento, fraternidade. A WSIS e seus desafios depois de Tunis 2005», ofereceu uma reflexão crítica sobre o tema e documentos produzidos pela Reunião.

Em sua saudação aos participantes, Dom Foley afirmou: «A Igreja está-se perguntando e está respondendo de diversas maneiras às oportunidades que os novos meios de comunicação proporcionam para evangelizar, informar, educar, orar e levar a Palavra de Deus e a mensagem de Cristo».

Dom Foley explicou que «um bom exemplo desta atenção da Igreja ao mundo da rede é justamente a Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL)».

«A Igreja deseja animar o uso da internet para construiu pontes e derrubar muros», afirmou o presidente do dicastério vaticano, neste encontro promovido pelo professor Martin Nkafu, docente de comunicação intercultural na Gregoriana.

O encontro foi organizado em colaboração com «New Humanity», uma ONG do Movimento dos Focolares, e NET-One, a plataforma para os meios de comunicação criada também pelos Focolares.

Sobre a relação Igreja-internet, Dom Foley advertiu que «é importante que os sites católicos sejam bem reconhecíveis e capazes de emplacar um diálogo aberto para conseguir harmonizar a fé da qual são testemunhos com as modernas linguagens da comunicação».

Para que isso seja possível, acrescentou, «são muito importantes as redes locais, as pequenas experiências que conseguem criar fluxos de colaboração até o ponto de que a Igreja converta-se em uma grande rede».

Segundo o arcebispo Foley, o uso da internet exige responsabilidades: «Não há que esquecer da importância de um discernimento adulto e do controle da rede, porque as vozes que competem ao redor do planeta podem contribuir a criar confusão e falsas conclusões, anulando o bem que poderia derivar-se desta globalização virtual».

O encontro contou com a participação de vários professores universitários e especialistas do setor. Entre eles, o padre Giulio Albanese, jornalista e fundador da agência missionária «Misna», monsenhor Franco Mazza, subdiretor do Departamento Nacional para las Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Italiana, a doutora Luisa Carrada, redatora econômica e de página web, Antonio Scalia, do Banco Central da Itália, e Stefano Cacciaguerra, da Direção Geral para a Cooperação ao Desenvolvimento do Ministério de Exteriores da Itália.

ZP06050411

Fonte Zenit

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia