paroquias.org
 

Notícias






Relato das conferências realizadas pelo Paroquias.org em Coimbra e na Golegã
2006-05-01 22:56:54

Tenho de começar por agradecer a todos quantos participaram na sessão que realizámos na Sé Velha de Coimbra, no sábado passado, e na Festa da Família, na Golegã, no domingo

Como tive oportunidade de vos dizer, lembrava-me de pelo menos uma dúzia coisas mais interessantes para fazer nessa soalheira tarde primaveril do que ir ouvir alguém a falar de Evangelização e Internet. Tentei dar o meu melhor com o objectivo de dardes o vosso tempo por bem empregue.


Como vos disse em Coimbra, a Evangelização é responsabilidade de todos e já S. Paulo na sua primeira carta aos Coríntios afirmava: «ai de mim, se eu não evangelizar». Temos pensado nisto?
A Internet é um meio de comunicação mais eficaz que os outros meios: é interactivo, é dinâmico, tem potencialmente uma audiência maior e é simultaneamente muito menos dispendioso. Todavia, por ser o melhor não significa que deva ser o único. Significa que não deve ser desprezado.
Falei-vos também de como o Paroquias.org está organizado - os três pilares: formação, oração e comunidade - e no futuro isso será cada vez mais visível.
Desafiei-vos a utilizardes a Internet como meio de Evangelização e convidei-vos a colaborardes connosco.

Aproveito para reforçar o convite para participardes neste fórum de discussão que penso ser mais de partilha do que propriamente de discussão.

No domingo, na Golegã, o motivo foi a Festa da Família e falar de Evangelização e Internet no contexto da família carece de contextualização. Embora se saiba que nem sempre as famílias tenham a melhor comunicação entre si, penso que ainda não chegam ao ponto de utilizar a Internet para comunicar. Por esse motivo, o contexto de família que utilizei foi a da família de Jesus do capítulo 12 de S. Mateus: «todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.» Estamos aqui a falar da família cristã.

Falámos da importância da Evangelização, da necessidade de todos nós, baptizados, anunciarmos este Deus que nos ama, este Deus que é Amor. Este Deus que não é senão Amor. Este Deus que encarnou, viveu no meio de nós, deu a sua vida por nosso amor, e ressuscitou. Embora às vezes nos esqueçamos disto: Jesus ressuscitou. São estas as duas grandes mensagens por onde passa toda a evangelização: Deus é Amor; Jesus Cristo ressuscitou.

Há quem prefira evangelizar pelas "regras": não faças isto, não faças aquilo, etc., etc. E quando assim é, é normal que não nos sintamos atraídos pela mensagem. Quem gosta de cumprir regras? Já para não falar que há regras que parecem não fazer sentido. Disse-vos que as regras são pistas de como mostrarmos que acreditamos no essencial da nossa fé: Deus é Amor; Jesus Cristo ressuscitou. São uma espécie de cábulas que podemos usar quando temos dúvidas em como transpor «Deus é Amor» para as nossas vidas.

Um dos objectivos da sessão era responder à pergunta «É possível encontrar Deus na Internet?» e terminei a sessão partilhando convosco a minha resposta:
Não, não é possível encontrar Deus na Internet. Na Internet encontramos exemplos de Evangelização, anúncios da Palavra, testemunhos de fé, propostas de oração, pistas para o caminho até Jesus Cristo. A Internet ajuda-nos a descobrir Deus. Ajuda-nos a comunicar com o irmão em Cristo, pois Deus está na relação de amor com o próximo. Eu só encontro Deus quando amo, quando me relaciono com o outro com amor.

Um abraço e muito obrigado a todos,
Susete e Luís Gonzaga

Nota de edição: Nem por acaso, hoje a Zenit publica uma notícia que se inclui na Newsletter sobre encontrar Deus nos blogs...



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia