Evangelização: novas expressões debatidas em Coimbra
2006-05-04 00:55:01

Realizou-se, nos dias 29 e 30 de Abril, na Sé Velha, em Coimbra, o Fórum “Dizer Deus Hoje – Novas Expressões da Nova Evangelização”, promovido pela Associação de Estudantes de Teologia.

Os trabalhos, na manhã de sábado, foram iniciados por D. Albino Cleto, que manifestou o seu agrado pela realização do Fórum e desejou o maior sucesso.
Depois de uma contextualização do tema em debate pelo Pe. Luís Miranda, seguiu-se a conferência sobre marketing e turismo religioso, pelas doutoras Madalena Abreu e Alexandra Quaresma. De tarde, outra conferência teve lugar, agora sobre a evangelização na Internet, pelo Luís Gonzaga, responsável pelo site Paroquias.org. Logo de seguida, os participantes distribuíram-se por cinco ateliers a decorrer em simultâneo, concretizações práticas e testemunhos de Evangelização. O final da tarde constituiu o momento forte do dia: uma vigília de oração, em que todos participaram.

O serão foi animado pela música e partilha de experiências de Claudine Pinheiro, Gaby Soñer e Pe. João Paulo Vaz, no belíssimo Claustro da Sé Velha.

No Domingo, após a oração da manhã, teve lugar uma mesa-redonda com D. João Alves, Bispo Emérito de Coimbra, o dr. Juan Ambrósio, da Universidade Católica, o Pe. Paulo Araújo da Diocese de Coimbra e da Comunidade Emanuel, e ainda a Madre Maria Celina, prioresa do Carmelo de Coimbra, que participou por vídeo-conferência.

Foi o momento em que todos puderam colocar as suas questões acerca da temática do Fórum. A Eucaristia final, presidida por D. João Alves, foi, sem dúvida, o apogeu da actividade. Concluía no final com palavras de louvor à iniciativa, dizendo com muita simpatia: «Foi tudo muito bonito!».
O Fórum programado e concretizado pela Associação de Estudantes de Teologia e com o apoio de tantas pessoas e entidades diocesanas de pastoral, foi uma iniciativa inédita na Cidade de Coimbra. Fica o desafio para uma renovação da Igreja cada vez maior, no sentido de uma melhor realização da sua missão no mundo.

Correio de Coimbra