Papa destaca importância do celibato sacerdotal
2006-04-26 22:22:51

Bento XVI destacou, esta semana, a importância do celibato para os sacerdotes da Igreja Católica. Recebendo no Vaticano os Bispos do Gana, em visita “ad Limina”, o Papa lembrou que "os que recebem este sacramento estão configurados dum modo particular a Cristo".

Nesse sentido, animou os prelados a assegurar que os candidatos ao sacerdócio correspondam às exigências da sua tarefa e a dar-lhes uma formação adequada.
Assinalando que neste ano se comemora o centenário da chegada dos missionários ao norte do Gana, o Papa desejou aos bispos africanos que "o valor missionário os impulsione, assim como ao seu amado povo, reforçando os seus esforços para difundir o Evangelho".
Bento XVI também advertiu que a vida sacerdotal "nunca se deve considerar um modo de melhorar a própria categoria social ou o nível de vida. Se assim for, a oferenda de si mesmo e a docilidade ao projecto de Deus cederão lugar aos desejos pessoais e o sacerdote será ineficaz".

Matrimónio
Ao referir-se à tarefa da Igreja de ajudar as famílias cristãs a viver fiel e generosamente como verdadeiras Igrejas domésticas, o Papa expressou preocupações sobre "a correcta celebração do matrimónio cristão".
“É essencial que toda a comunidade católica acentue sempre a importância da união monógama e indissolúvel de homem e mulher, consagrados no matrimónio sagrado. Para os cristãos, as formas tradicionais de matrimónio nunca podem substituir o matrimónio sacramental", destacou o Papa.
“O cristianismo, que tenta sempre respeitar as tradições das culturas e dos povos, procura também purificar essas práticas que são contrárias ao Evangelho”, declarou em referência implícita a tradições poligámicas deste país de 22 milhões de habitantes, onde 30% são católicos.