Papa estimula Jesuítas a um compromisso no campo cultural
2006-04-25 22:16:28

Bento XVI pediu este sábado aos membros da Companhia de Jesus um compromisso cultural renovado nos campos da teologia e da filosofia, em especial no “diálogo com a cultura contemporânea”, que considerou “fortemente marcada pelo cientismo positivista e materialista”.

O Papa falava aos participantes da peregrinação ao túmulo de São Pedro, promovida pelos Jesuítas, no passado dia 22. Perante os presentes, na Basílica vaticana, Bento XVI agradeceu a Deus “por ter concedido à vossa Companhia o dom de homens de extraordinária santidade e excepcional zelo apostólico”, como Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e o Beato Pedro Fabro.
A 22 de Abril celebrou-se o aniversario da peregrinação que o fundador da Ordem, Santo Inácio de Loyola, realizou em 1541 juntamente com os seus companheiros, às sete igrejas de Roma, efectuando depois a profissão religiosa na Basílica de São Paulo fora de muros. Em 2006 celebra-se o ano jubilar da Companhia de Jesus, ocorrendo os 500 anos de nascimento de São Francisco Xavier.
Bento XVI lembrou que Santo Inácio foi “antes de mais, um homem de Deus, que colocou Deus em primeiro lugar na sua vida”. Sobre Francisco Xavier, o Papa prestou homenagem ao seu apostolado no Oriente, que “abriu novos caminhos para o Evangelho” nos grandes países do continente asiático, uma missão que a Igreja ainda hoje deve empreender.
Da Ásia, o Papa passou para a Europa ao lembra o Beato Pedro Fabro, com uma actividade especialmente dedicada à Alemanha, recordando a sua “profunda vida interior”.
Antes do encontro com Bento XVI foi celebrada uma Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, o qual formulou votos de que a Companhia de Jesus possa continuar com generosidade “a sua tarefa de anunciar Cristo ao mundo” com o ardor apostólico de Inácio de Loyola, Francisco Xavier e Pedro Fabro.
Os Jesuítas são hoje cerca de 20 mil e encontram-se em 113 países do mundo; têm mais de 100 universidades, faculdades teológicas e filosóficas e formam 2 milhões de estudantes em cada ano.