paroquias.org
 

Notícias






Vaticano prepara documento sobre sida e preservativo
2006-04-24 11:52:50

A pedido do Papa Bento XVI, o Vaticano publicará em breve um documento sobre o uso de preservativos para evitar o contágio com o vírus da sida, anunciou o cardeal Javier Lozano Barragan. Numa entrevista publicada no diário La Repubblica, o cardeal, que preside ao conselho para a Pastoral da Saúde do Vaticano, afirmou que o documento aborda "o uso de preservativos por pessoas que sofrem de doenças graves, nomeadamente de sida", mas recusou-se a adiantar mais esclarecimentos sobre o seu conteúdo.

"Esta é uma matéria muito difícil e delicada, que requer prudência", afirmou Barragan ao diário italiano. "A pastoral está a estudar o assunto com cientistas e teólogos especialmente designados para elaborar o documento, que será divulgado em breve".
O Vaticano sempre se opôs ao uso de preservativo como contraceptivo, mas vários cardeais têm nos últimos anos afirmado que este método é "um mal menor" perante o risco de infecção com o HIV. Ainda na sexta-feira passada o antigo arcebispo de Milão, cardeal Carlo Maria Martini, apelou à necessidade de reforma sobre esta matéria numa entrevista publicada no jornal L"Espresso. Segundo o cardeal, que chegou a ser apontado como provável sucessor de João Paulo II, impõe-se uma mudança nas orientações, sobretudo para casos de casais em que apenas um dos parceiros está infectado com o vírus da sida.
"Essas pessoas têm obrigação de proteger o parceiro e este tem obrigação de se proteger a si próprio", afirmou Martini.
A Igreja católica - que dirige muitos hospitais e instituições de apoio aos portadores do vírus da sida - defende que a fidelidade nos casamentos heterossexuais, a castidade e abstinência são a melhor arma de evitar as doenças sexualmente transmissíveis.
O Vaticano alega que a promoção de preservativos no combate à sida é um convite à imoralidade e a estilos de vida hedonistas, que contribuirão para aumentar os riscos de contágio.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia