Principais datas deste primeiro ano de pontificado
2006-04-19 22:33:13

2005
19 de Abril O conclave de 115 cardeais elege Joseph Ratzinger, 78 anos, para suceder a João Paulo II, que morrera dia 2 de Abril. O eleito escolhe o nome de Bento, o décimo sexto com este nome. Ratzinger exercera, durante 24 anos, o cargo de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sendo um dos mais próximos colaboradores de João Paulo II.

20 de Abril No seu primeiro discurso, o novo Papa aponta a promoção do diálogo ecuménico, a colegialidade da Igreja, a aplicação das conclusões do Concílio Vaticano II e o diálogo com as outras religiões e com o mundo como as suas prioridades.

13 de Maio Bento XVI dá início ao processo da causa de beatificação de João Paulo II, sem esperar os cinco anos que a norma canónica determina para o efeito.

29 de Maio Viagem a Bari, Sul de Itália, a primeira saída de Roma, para presidir ao Congresso Eucarístico Italiano.

9 de Junho Recebe, no Vaticano, uma delegação do Congresso Judaico Mundial.

18 a 21 de Agosto O Papa preside à Jornada Mundial da Juventude, que congrega em Colónia (Alemanha) cerca de um milhão de jovens. No segundo dia da sua viagem, o Papa visita a sinagoga da cidade, a mais antiga do centro-norte da Europa, e diz que é necessário que cristãos e judeus aprofundem o diálogo, mas que também reconheçam o que os divide no âmbito teológico. Encontra-se também com representantes dos muçulmanos, aos quais pede que eduquem as novas gerações na condenação do terrorismo.

29 de Agosto Bento XVI recebe, em Castelgandolfo (a sua residência de Verão), o líder dos católicos integristas, Bernard Fellay. Este grupo tinha-se separado da Igreja Católica por recusar reconhecer a autoridade do Concílio Vaticano II e, nomeadamente, a abertura do concílio à liberdade religiosa.

26 de Setembro O Papa recebe o teólogo Hans Küng, que tinha sido suspenso pelo Vaticano da sua actividade de docência de teologia católica. Antigos companheiros como peritos no Concílio Vaticano II e na universidade, Ratzinger e Küng concordam em que o encontro foi "amigável".

2 a 23 de Outubro Sínodo dos Bispos, no Vaticano, sobre a eucaristia. Bento XVI permanece discreto durante os debates e apela a que os bispos se exprimam com opiniões livres não escritas.

23 de Dezembro O Papa dirige um importante discurso aos cardeais e bispos da Cúria Romana, onde fala sobre a importância da herança do Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965.

25 de Dezembro Primeira bênção de Natal urbi et orbi (à cidade e ao mundo). Bento XVI apela a um despertar espiritual.

2006
25 de Janeiro Publicação da primeira encíclica, Deus Caritas Est (Deus é amor), na qual o Papa fala do eros grego e do ágape cristão, dizendo que ambas as dimensões são complementares.

22 de Fevereiro Convocação do primeiro consistório e anúncio da nomeação de 15 novos cardeais, dos quais 12 têm menos de 80 anos.

26 de Fevereiro Durante a alocução do Angelus, na Praça de S. Pedro, o Papa inquieta-se perante a escalada de tensões religiosas no mundo, dizendo que "Deus punirá severamente os que espalham o sangue em seu nome".

24 de Março Consistório solene, precedido de uma reunião sobre vários temas importantes para a Igreja Católica. O diálogo com o islão e a eventual reintegração dos lefebvrianos integristas são alguns dos temas abordados.

16 de Abril O Papa Bento XVI celebra a sua primeira Páscoa do pontificado e, na sua mensagem, apela à resolução dos conflitos que se vivem no Darfur, Iraque ou Médio Oriente, e pede um entendimento na questão da energia nuclear do Irão. No mesmo dia, festeja os seus 79 anos.

PÚBLICO/AFP

Fonte Público