paroquias.org
 

Notícias






Filme do primeiro ano de pontificado
2006-04-18 23:25:04

Cronologia completa

2005
Abril
19 de Abril - O Cardeal Joseph Ratzinger é eleito como o novo Papa da Igreja Católica, assumindo o nome de Bento XVI. “Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores Cardeais elegeram-me a mim, um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor” - foram as suas primeiras palavras como Papa.

20 de Abril – Primeira mensagem do novo Papa. Bento XVI concelebra um missa solene com os Cardeais que o elegeram, em Latim, na Capela Sixtina, tendo afirmado “com força” a sua vontade de “prosseguir a obra do II Concílio do Vaticano” e de João Paulo II.
Nesse mesmo dia o Papa recebe o primeiro banho de multidão, quando saiu dos muros do Vaticano para visitar, passando entre o povo, a casa na qual residia até ao início do Conclave.

21 de Abril - Bento XVI confirma na presidência dos Dicastérios da Cúria Romana todos os Cardeais e Arcebispos que desempenhavam esses cargos até ao período da Sé Vacante.

22 de Abril – O Papa recebe os Cardeais presentes no Vaticano, naquela que foi a primeira audiência oficial do Pontificado. Perante estes, declara a intenção de cumprir a sua missão "com simplicidade e disponibilidade".

23 de Abril – Jornalistas de todo o mundo são recebidos em audiência na Sala Paulo VI. Bento XVI agradeceu-lhes o trabalho desenvolvido e assegurou a sua disponibilidade para colaborar com eles durante o novo pontificado.

24 de Abril - Missa de inauguração do pontificado. "Neste momento não preciso de apresentar um programa de governo. O meu verdadeiro programa de governo é não fazer a minha vontade, não seguir as minhas próprias ideias, mas colocar-me, junto com toda a Igreja, à escuta da palavra e da vontade do Senhor e deixar-me conduzir por Ele", disse o Papa.

25 de Abril – Bento XVI recebe na Sala Clementina os representantes das Igrejas e Comunidades Cristãs, bem como de outras Religiões, que estiveram presentes na Missa de inauguração do pontificado. O novo Papa reafirmou que terá como prioridade o diálogo com todos os Cristãos e os crentes de outras Religiões.

27 de Abril – Primeira audiência geral. Bento XVI sublinha raízes cristãs da Europa e explica a escolha do seu nome: “Bento evoca a extraordinária figura de São Bento, um ponto de referência para a unidade da Europa e as irrenunciáveis raízes cristãs da sua cultura e civilização”.

Maio
1 de Maio – Recitação do Regina Caeli. Bento XVI defende direito ao trabalho e recorda “todos os povos que sofrem por causa das guerras, doenças e pobreza”, em especial o Togo.

2 de Maio - Os bispos do Sri Lanka inauguraram os encontros pessoais com Bento XVI por ocasião da sua visita “ad Limina apostolorum”.

3 de Maio – O Presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi, é recebido no Vaticano. Bento XVI retribui a visita no dia 24 de Junho.

5 de Maio - Primeira visita a Castel Gandolfo. Bento XVI confirmou a intenção de passar na residência estival dos Papas, a 25 km de Roma.

6 de Maio - O Cardeal José Saraiva Martins informa que Bento XVI decidiu retomar a tradição de presidir só a cerimónias de Canonização.

7 de Maio – Bento XVI toma posse da Catedral do Bispo de Roma, a Basílica de São João de Latrão. "O Bispo de Roma senta-se na sua cátedra para dar testemunho de Cristo. Deste modo, a cátedra é o símbolo do poder de ensinar", explicou.

9 de Maio - No dia que a Igreja Católica consagrava aos Meios de Comunicação Social, Bento XVI vincou a influência dos Media no mundo, tanto para "favorecer o diálogo" como para "fomentar a violência", desafiando-os a terem um sentido de "responsabilidade".

11 de Maio – Na audiência geral, o Papa apela aos católicos de todo o mundo para que se comprometam “na construção de uma sociedade inspirada em valores cristãos”, convidando sobretudo os leigos a actuar nos seus “respectivos meios”. Bento XVI fala em português pela primeira vez.

12 de Maio - Pela primeira vez no seu pontificado, o Papa concede uma audiência a todo o corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, num total de 174 representações. Governantes, diplomatas, comunidades cristãs e homens de boa vontade foram convidados por Bento XVI a “construir uma sociedade pacífica, para vencer as tentações do conflito entre culturas, etnias ou mundos diferentes”.
Na sua intervenção, o Papa apelou aos países que não têm relações diplomáticas estabelecidas com a Santa Sé para que dêem passos nesse sentido.

13 de Maio – Na memória litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, Bento XVI anuncia o início imediato do processo de canonização de João Paulo II. "A causa para a beatificação de João Paulo II está aberta", revelou, 42 dias depois da morte do seu predecessor.

15 de Maio – O Papa pede, na Solenidade de Pentecostes, que a Igreja se empenhe cada vez mais “na abertura das fronteiras entre os vários povos e na abolição das barreiras entre classes e raças”.

18 de Maio - Bento XVI recorda na audiência geral a figura do seu predecessor, "o inesquecível Papa João Paulo II", que completaria 85 anos de idade.

20 de Maio – O Papa realça a “contribuição decisiva do Cristianismo” na Europa, ao receber o novo embaixador da Macedónia.

29 de Maio – Primeira viagem do pontificado: Visita Pastoral a Bari para a conclusão do XXIV Congresso Eucarístico Nacional italiano. Bento XVI reafirma o compromisso em favor da plena unidade dos Cristãos, “infelizmente divididos”.

30 de Maio - Bento XVI manifesta o seu apoio aos Bispos italianos na luta contra o referendo sobre a procriação assistida. O referendo viria a fracassar devido à elevada taxa de abstenção.

31 de Maio - Motu Proprio "A antiga e venerável Basílica" para a Basílica de São Paulo fora dos Muros e para o seu conjunto extraterritorial.

Junho
1 de Junho – O Papa anuncia a decisão de confiar à editora do Vaticano (Libreria Editrice Vaticana) a tutela de todos os direitos de autor e os direitos exclusivos de utilização económica dos seus escritos.

2 de Junho - Numa mensagem enviada ao colóquio “Cultura, razão e liberdade”, na sede da UNESCO, o Papa defende a “dignidade inalienável de cada ser humano, desde a sua concepção até ao fim natural”.

6 de Junho – Após a recitação do Angelus, lança um alerta à comunidade internacional para a crise que atingia a Bolívia, que considerou como uma “situação preocupante”.

9 de Junho - Bento XVI condena veementemente qualquer forma de anti-semitismo, ao receber no Vaticano uma delegação do Comité Judaico Internacional para consultas inter-religiosas (UCIC).

20 de Junho - Durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, o Papa exige um maior compromisso da Igreja em favor dos Refugiados.

22 de Junho – Confirmação da Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, algo que acontecerá pela segunda vez na história.

24 de Junho - Primeira visita de Estado fora do Vaticano: encontro com o presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi.

27 de Junho – O Vaticano anuncia o tema escolhido pelo Papa para o 39º Dia Mundial da Paz, a celebrar em 1 de Janeiro de 2006: “Na verdade, a paz”.

28 de Junho - Apresentação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, “síntese fiel e segura do Catecismo”.
Motu Proprio para a aprovação e a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

29 de Junho - Bento XVI reafirma compromisso pela unidade dos Cristãos na Solenidade de São Pedro e São Paulo, em que impôs o pálio a 33 Arcebispos.

Julho
3 de Julho – Após a recitação do Angelus, Bento XVI pede aos países do G8 que adoptem medidas concretas para "erradicar a pobreza e ajudar a um verdadeiro desenvolvimento de África".

4 de Julho – O Papa assegura que “a Igreja Católica fala para todos, mesmo para aqueles que a ignoram”, ao receber no Vaticano uma delegação da Diocese de Madrid.

7 de Julho - Bento XVI condena os atentados terroristas que atingiram a cidade de Londres, classificando-os como “actos bárbaros contra a humanidade".
- É apresentado no Vaticano o “Instrumento de trabalho” para o próximo Sínodo dos Bispos (2 a 23 de Outubro).

10 de Julho - “Parem, em nome de Deus!” diz o Papa, na Praça de São Pedro, a todos os terroristas.

11 de Julho – Início do período de férias na região do Vale de Aosta, nos Alpes italianos.

20 de Julho – O Papa defende por trás dos atentados terroristas como o de Londres não está “um choque de civilizações” entre o Ocidente e o mundo Islâmico.

24 de Julho - Bento XVI condena os "execráveis atentados terroristas " que atingiram numerosos países.
- O Ministério dos Negócios estrangeiros de Israel critica o Papa por “ter omitido” o atentado de Netanya, ocorrido a 12 de Julho.

25 de Julho – Num encontro com o clero do Vale de Aosta, Bento XVI revela estar a estudar a situação dos divorciados na Igreja, lembrando que estes “não estão excluídos do amor da Igreja, nem do amor de Cristo”.
Aos jornalistas diz que os recentes ataques terroristas não podem ser considerados como actos dirigidos “contra o Cristianismo”.

29 de Julho – O Papa instala-se na residência pontifícia de verão de Castel Gandolfo.

31 de Julho - Bento XVI congratula-se com o anúncio do fim da luta armada do IRA.

Agosto
3 de Agosto – Na audiência geral, o Papa deixa uma saudação “particularmente afectuosa” a um grupo de duas dezenas de padres da Igreja “oficial” da China.

16 de Agosto – O Papa pede que o crucifixo seja mantido nos edifícios oficiais, de maneira que se torne patente que Deus está presente na vida pública, porque “caso contrário perde-se a dignidade”.

17 de Agosto – Bento XVI manifesta-se “muito triste” pela morte do Irmão Roger, fundador da comunidade de Taizé, assassinado nessa localidade francesa.

18 a 21 de Agosto – Primeira viagem do Papa fora da Itália. Bento XVI participa nas XX Jornadas Mundiais da Juventude, em Colónia (Alemanha)
19 de Agosto – Bento XVI visita a Sinagoga da cidade alemã e reafirma vontade de dialogar com o Judaísmo.
21 de Agosto – Na Missa conclusiva das JMJ o Papa fala a quase um milhão de jovens da “verdadeira Revolução”.

29 de Agosto - Bento XVI recebe o bispo Bernard Fellay, sucessor do arcebispo francês Marcel Lefebvre como superior geral da Fraternidade de São Pio X, com o “desejo de chegar à perfeita comunhão”.

Setembro
4 de Setembro – O Papa apela à oração, no Angelus, pelas vítimas do furacão «Katrina»e suas famílias.

8 de Setembro - A Sala de imprensa da Santa Sé publica lista dos 36 Cardeais, Bispos e padres que Bento XVI nomeou como membros do Sínodo dos Bispos (2 a 23 de Outubro). Entre eles figuram quatro Bispos da República Popular da China, alguns dos quais reconhecidos pelo governo comunista chinês.

15 de Setembro - O chefe de Estado turco, Ahmet Necdet Sezer, convida Bento XVI para uma visita oficial à Turquia. A viagem terá lugar em 2006.
Neste mesmo dia, o Papa recebe na residência pontifícia de Castel Gandolfo os Grão-Rabinos de Israel, num encontro privado.

24 de Setembro - Bento XVI recebe o teólogo Hans Küng (Tubingen), conhecido pelas suas posições polémicas relativamente ao ensinamento da Igreja. Segundo comunicado da Santa Sé, o Papa e Küng encontraram-se “num clima amigável”.

28 de Setembro - Cerca de 30 mil pessoas recebem Bento XVI no Vaticano, após o Papa ter passado dois meses na residência pontifícia de verão, em Castel Gandolfo.

29 de Setembro – A Congregação para as Causas dos Santos, presidida pelo Cardeal português D. José Saraiva Martins, publica uma comunicação sobre os novos procedimentos nos ritos de beatificação.

30 de Setembro - Bento XVI visita o Hospital Pediátrico Menino Jesus, propriedade da Santa Sé, onde é recebido com entusiasmo por dezenas de crianças.

Outubro
2 de Outubro – A XI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos inicia-se no Vaticano, com uma missa presidida por Bento XVI. Os mais de 250 Bispos de todo o mundo, em representação de 118 países, viram o Papa mostrar a sua preocupação pela exclusão do fenómeno religioso da vida pública.

7 de Outubro - Bento XVI homenageia a vida e obra do teólogo suíço Hans Urs von Balthasar, que considerou “uma genuína busca da verdade”.

9 de Outubro - Bento XVI faz apelo em favor das populações atingidas por catástrofes naturais. O Papa pede ontem à comunidade internacional que seja rápida na ajuda aos países afectados pelo forte sismo que atingiu a Índia e, sobretudo, o Paquistão.

10 de Outubro – O Papa revela que espera uma Igreja com renovado “compromisso missionário” após o Sínodo dos Bispos.

11 de Outubro - O Vaticano apresenta a obra “A Revolução de Deus”, primeiro livro do Papa, que reúne as intervenções de Bento XVI nas XX JMJ.

12 de Outubro - Mensagem para o Dia Mundial da Alimentação.

15 de Outubro – O Papa reúne-se com cem mil crianças no Vaticano.

16 de Outubro – O canal público polaco, TVP, transmite a primeira entrevista televisiva de Bento XVI.
Na Praça de São Pedro, o Papa dá voz ao “grito dos pobres”, pedindo que a comunidade internacional os ajude “a minorar este flagelo global”, intensificando a “luta contra a miséria”.
Após a oração do Angelus, Bento XVI entrega o prémio “Oswiecimian” para os Direitos Humanos a D. Vaclav Maly, Bispo Auxiliar de Praga, e ao polaco Stefan Wilkanowicz, vice-presidente do Conselho Internacional de Auschwitz.

23 de Outubro – Encerramento do Sínodo dos Bispos e do Ano da Eucaristia convocado por João Paulo II.
Pela primeira vez nos 40 anos da história do Sínodo dos Bispos, o Papa decidiu tornar públicas as propostas (propositiones) da assembleia sinodal, as quais servem como base para a redacção da exortação apostólica pós-sinodal, documento com o qual é oficialmente encerrado o Sínodo.
Bento XVI canoniza os primeiros santos do seu pontificado: o chileno Alberto Hurtado Cruchaga (1901-1952), os italianos Felice da Nicosia (1715-1787) e Gaetano Catanoso (1879-1963) e ainda os polacos Jozef Bilczewski (1860- 1923) e Zygmunt Gorazdowski (1845-1920).

28 de Outubro - Bento XVI denuncia o tráfico de seres humanos e a exploração feminina, na sua primeira Mensagem para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado.

30 de Outubro – O Papa sublinha, no Angelus, a importância da herança do Concílio Vaticano II, a principal referência do seu pontificado, e desafia a Igreja a “manter sempre vivo o espírito do Concílio”.

Novembro
2 de Novembro – Bento XVI visita o túmulo de João Paulo II, nas grutas do Vaticano.

5 de Novembro – O Papa defende que a Igreja Católica se deve lançar numa luta contra o processo de secularização que afecta a Europa, “anunciando a verdade do Evangelho, mesmo quando é incómodo”.

7 de Novembro - Bento XVI mostra-se esperançado no avanço do diálogo com os Luteranos, recebendo no Vaticano o presidente da Federação Luterana Mundial, Bispo Mark Hanson.

9 de Novembro - Carta Apostólica sob forma de Motu proprio com novas disposições acerca das Basílicas de São Francisco e de Santa Maria dos Anjos em Assis.

10 de Novembro - Bento XVI condena os atentados terroristas que fizeram mais de 50 mortos em três hotéis de Amã, capital da Jordânia.

15 de Novembro – O Papa recebe em audiência o presidente da região autónoma iraquiana do Curdistão, Masud Barzani, no contexto de uma série de encontros e intervenções a favor da reconciliação e estabilidade no país.
Bento XVI manifesta-se contra o aborto e a eutanásia, considerando que a vida humana é “inviolável”, numa mensagem dirigida aos Bispos italianos.

18 de Novembro - Bento XVI volta a defender que os Estados devem considerar a Igreja como uma parceira no seu serviço aos cidadãos.

20 de Novembro – O Papa lembra tragédia das mortes em consequência de acidente automobilísticos, no Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.

21 de Novembro - Bento XVI apela a um diálogo mais profundo com a Ciência no que diz respeito ao “estatuto do ser humano”.
Mensagem aos jovens da Holanda por ocasião da I Dia Nacional da Juventude Católica.

24 de Novembro – O Papa pede um esforço de toda a comunidade internacional na luta “contra a fome e a pobreza”, ao receber no Vaticano os participantes da 33º Conferência da FAO.

30 de Novembro - Bento XVI manifesta a sua preocupação pelo elevado número de doentes infectados pelo HIV/Sida.

Dezembro
6 de Dezembro - O Papa recebe em audiência, no Palácio do Vaticano, o príncipe Alberto II do Mónaco.

11 de Dezembro - Bento XVI tem uma das intervenções mais aplaudidas do seu pontificado quando, antes da oração do Angelus, convida os fiéis de todo o mundo a viver o “verdadeiro espírito” do Natal.

12 de Dezembro - A atribuição do Nobel da Paz ao director-geral da Agência Internacional para a Energia Atómica, Mohamed El Baradei, e à própria Agência foi assinalada pelo Papa com um telegrama de “sinceras congratulações”.

13 de Dezembro – O Vaticano publica a Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2006, intitulada “Na Verdade, a Paz”. O texto condena de forma vigorosa o terrorismo e o fanatismo religioso.

15 de Dezembro – Bento XVI recebe no Vaticano o Comité misto de coordenação do Diálogo Católico-Ortodoxo. O Papa manifestou “grande alegria” pelo regresso ao trabalho deste grupo.

16 de Dezembro – Publicação da Mensagem do Papa para a celebração do XIV Dia Mundial do Doente, centrada nos problemas relacionados com as doenças mentais.

18 de Dezembro - Bento XVI efectua a sua primeira visita a uma paróquia, como Bispo de Roma.

19 de Dezembro – O Papa comenta a onda de violência urbana que varreu a França e pede às sociedades europeias que sejam capazes de desenvolver políticas que integrem todos os cidadãos.
Bento XVI aprova a promulgação dos decretos sobre os milagres e martírio de 43 beatos e os decretos sobre as virtudes heróicas de 8 beatos e servos de Deus. A lista, ao contrário do que é habitual, é publicada em primeiro lugar no jornal “L’Osservatore Romano”.

22 de Dezembro – No tradicional encontro para a troca de votos natalícios com a Cúria Romana, Bento XVI apresenta um balanço do ano de 2005, num dos maiores discursos do seu pontificado, assinalando como factos de relevo a morte de João Paulo II, as Jornadas Mundiais de Colónia e o Ano da Eucaristia.

25 de Dezembro – Primeiro Natal de Bento XVI como Papa. A mensagem de Natal e a bênção Urbi et Orbi, foi transmitida por 111 canais de televisão de 68 países; a Missa do Galo foi transmitida por 122 canais de televisão de 74 países.

26 de Dezembro – O Papa lembra os mártires cristãos no mundo.

28 de Dezembro – A prefeitura da Casa Pontifícia revela que, nos primeiros 8 meses de pontificado, Bento XVI encontrou-se no Vaticano com 2,85 milhões de pessoas, ao longo de 32 audiências gerais, audiências particulares, celebrações litúrgicas e a recitação do Angelus.

31 de Dezembro - Bento XVI afirma que a Igreja viveu, em 2005, um ano “verdadeiramente especial”.
Carta Pontifícia com a qual se estabelecem as Intenções para o Apostolado de Oração no decorrer do ano de 2007.

2006
Janeiro
1 de Janeiro - XXXIX Dia Mundial da Paz, dedicado ao tema “Na verdade, a paz”.

7 de Janeiro - Bento XVI recebe em audiência uma delegação da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas e lança novo apelo em favor da Unidade dos Cristãos.

8 de Janeiro – O Papa baptiza 10 crianças na Capela Sixtina e exige um «não» à cultura dominante da morte.

9 de Janeiro – No seu aguardado discurso ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, o Papa evocou o risco de um “choque de civilizações” e frisou que nenhuma circunstância pode justificar os actos terroristas.

11 de Janeiro - Três dezenas de crianças, sobreviventes do massacre de Beslan, na Ossétia do Norte, encontram-se com Bento XVI no Vaticano.

12 de Janeiro - Bento XVI profere um discurso de apoio à família e à “vida nascente”, pedindo aos governantes que implementem políticas de apoio às mesmas.

15 de Janeiro – O Papa apela, no Angelus, ao fim da discriminação contra os imigrantes legais e ilegais.

16 de Janeiro – O Rabino-Chefe de Roma, Riccardo Di Segni, é recebido pelo Papa no Vaticano.

18 de Janeiro – O Papa anuncia a publicação da sua primeira encíclica, “Deus caritas est”.

19 de Janeiro - Bento XVI deixa um apelo ao aprofundamento do chamado “ecumenismo espiritual”, recebendo no Vaticano uma delegação ecuménica da Finlândia.

24 de Janeiro - Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais - «Os Media: rede de comunicação, comunhão e cooperação»

25 de Janeiro - Bento XVI publica a sua primeira encíclica, “Deus caritas est” (Deus é amor), um texto breve que apresenta a “essência” do Cristianismo.
Na Basílica de São Paulo fora de muros, o Papa preside a uma celebração ecuménica, encerrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Carta ao Cardeal Walter Kasper por ocasião da IX Assembleia Geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, em Porto Alegre (Brasil).

29 de Janeiro – O Papa pede aos líderes mundiais que unam esforços para superar os "graves desequilíbrios" do planeta.

31 de Janeiro - Mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2006: «Jesus, ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão por elas» (Mt 9, 36).

Fevereiro
1 de Fevereiro - Bento XVI escreve aos leitores da revista italiana “Famiglia Cristiana” e admite que a sua primeira encíclica pode parecer “difícil e teórica”.

2 de Fevereiro – O Papa destaca a importância da Vida Consagrada na Igreja e na sociedade.

4 de Fevereiro - Bento XVI condena o assassinato do Pe. Andrea Santoro, missionário italiano na Turquia, deplorando “qualquer forma de violência”.

6 de Fevereiro – O Papa manifesta a sua preocupação com o conflito na República Democrática do Congo.

9 de Fevereiro - Laura Bush, primeira dama dos EUA, é recebida por Bento XVI no Vaticano. O Papa confessa a sua preocupação com o terrorismo e a onda de violência no mundo islâmico, após a publicação das caricaturas do profeta Maomé.
Confirmação oficial da visita de Bento XVI à Turquia, de 28 a 30 de Novembro de 2006.

10 de Fevereiro - Bento XVI defende necessidade de promover as “verdadeiras expressões” da fé católica, ao receber em audiência os participantes da assembleia plenária da Congregação para a Doutrina da Fé.

13 de Fevereiro – O Papa reúne-se com os chefes de todos os Dicastérios da Cúria Romana.

16 de Fevereiro - Bento XVI recebe em audiência privada o primeiro-ministro do Líbano, Fouad Siniora.

17 de Fevereiro – Troca de correspondência entre o Papa e o Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias, Alexis II.

20 de Fevereiro - Bento XVI apela ao respeito pelas religiões e os seus símbolos.

21 de Fevereiro – O Papa condena o assassinato de um padre católico na Nigéria.

22 de Fevereiro – Bento XVI anuncia, no Vaticano, a convocação de um Consistório para a criação de 15 novos Cardeais.
Na festa da Cátedra de São Pedro, Bento XVI frisa a importância da missão do Papa “ao serviço de todos e de toda a Igreja”.

24 de Fevereiro – O Papa recebe em audiência o presidente da Albânia, Alfredo Spiro Moisiu.

27 de Fevereiro – A Santa Sé publica a Mensagem do Papa para a XXI Jornada Mundial da Juventude (JMJ): “A tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos”.

Março
1 de Março - Uma mensagem de Bento XVI contra o racismo é lida no Estádio Artemio Franchi, em Florença, antes do jogo particular de futebol Itália-Alemanha.

2 de Março – Num encontro com o Clero da Diocese de Roma, o Papa admite possibilidade de dar mais espaço e responsabilidade às mulheres na Igreja.

3 de Março - Bento XVI celebra 75º aniversário da Rádio Vaticano com uma visita às instalações da emissora pontifícia.

4 de Março - Um exemplar do "Código de Ética" da Associação Cristã de Empresários e Gestores de Empresas (ACEGE) é entregue ao Papa por empresários e gestores portugueses.

5 a 11 de Março - Exercícios Espirituais da Quaresma de Bento XVI e os seus colaboradores da Cúria Romana.

11 de Março – Vigília Mariana com jovens universitários da África e da Europa presidida pelo Papa.

13 de Março - Bento XVI recebe no Vaticano o presidente egípcio Hosni Mubarak.

15 de Março – O Papa inicia um novo ciclo de reflexão nas audiências gerais, sobre o “Mistério de Jesus e da Igreja”.

16 de Março - Bento XVI manifesta-se novamente sobre a importância de respeitar “Deus, as religiões, os seus símbolos, os lugares santos e os lugares de culto”, recebendo no Vaticano uma delegação do “American Jewish Committee”.

18 de Março – O Papa defende a construção de uma sociedade internacional “mais atenta à dignidade e às verdadeiras exigências da pessoa humana”.

19 de Março - Bento XVI reza pelos trabalhadores de todo o mundo, no dia de São José, lembrando em especial os desempregados e os jovens.

22 de Março – O Vaticano explica a supressão do título de “Patriarca do Ocidente”, relativo ao Papa no Anuário Pontifício. Evolução histórica e diálogo ecuménico são as razões apontadas.

23 de Março – Encontro com o Colégio Cardinalício. Bento XVI confirma a sua preocupação pela reconciliação com os seguidores de Monsenhor Lefebvre, a Fraternidade São Pio X.

24 de Março – Consistório público para a criação de 15 novos Cardeais: oito europeus, três asiáticos, dois norte-americanos, um africano e um sul-americano.

25 de Março – Fim do Consistório. Bento XVI pede aos Cardeais dedicação ao Papa e à Igreja.

26 de Março – O Papa recorda todos os cristãos que sofrem perseguições e foram mortos em defesa da fé, condenando as violações à liberdade religiosa.

30 de Março – Mensagem de Bento XVI para a 43ª Jornada Mundial de Oração pelas Vocações: “A vocação no mistério da Igreja”.

Abril
1 de Abril - Bento XVI pede às Universidades da Europa que se empenhem em desenvolver “um atento papel educativo”.

2 de Abril – O Papa condena o assassinato do pequeno Tommaso Onofri, de 18 meses, na Itália.

5 de Abril – Lembrando o V centenário de nascimento de São Francisco Xavier, Bento XVI saudou as perspectivas de paz no País Basco e na Espanha, após o cessar-fogo permanente declarado pela ETA.

6 de Abril - Bento XVI encontra-se com jovens de Roma.

7 de Abril – Pela segunda vez em poucos meses, o Papa reuniu-se com os chefes de todos os Dicastérios da Cúria Romana.

8 de Abril – Confirmação oficial da visita de Bento XVI à Polónia, de 25 a 28 de Maio de 2006.
Nomeação de três novos Cardeais para a Comissão Pontifícia “Ecclesia Dei”, destinada a procurar a comunhão com os fiéis ligados à Fraternidade fundada pelo Arcebispo Marcel Lefebvre.

9 de Abril – Celebração da Jornada Mundial da Juventude, na Praça de São Pedro.
Início da primeira Semana Santa de Bento XVI como Papa.

10 de Abril – Encontro com jovens de universidades de todo o mundo, participantes no “UNIV 2006”.

13 de Abril – Nas celebrações de Quinta-feira Santa, o Papa adverte os padres de todo o mundo contra a tentação do “activismo” e explica aos fiéis a traição de Judas.

14 de Abril – Após a Via-Sacra no Coliseu de Roma, Bento XVI pede aos católicos que não fiquem “indiferentes” perante aquilo que se celebrava.

15 de Abril – Na sua primeira Vigília Pascal como Papa, Bento XVI fala da Ressurreição de Jesus usando a linguagem da teoria da evolução e classifica-a como “a maior «mutação», em absoluto o salto mais decisivo para uma dimensão totalmente nova”.

16 de Abril – Bento XVI pede, na sua mensagem pascal, soluções negociadas para os conflitos mundiais. Irão, África, Terra Santa, Iraque e América Latina são enunciados entre as preocupações do Papa.

17 de Abril – O Papa chega à residência de Castel Gandolfo para um breve período de descanso.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia