Cardeal-Patriarca contra o relativismo ético
2006-04-10 22:46:00

A última Catequese quaresmal de D. José Policarpo foi dedicada ao tema "A verdade é a base indispensável do Amor", com o Patriarca de Lisboa a lançar um alerta contra os perigos de uma visão subjectiva da realidade.

"Que verdade ilumina as consciências no exercício da liberdade moral? Se por verdade se entender a busca da compreensão da realidade pela inteligência racional, cai-se facilmente numa visão subjectiva da verdade e numa autonomia individualista da consciência moral”, referiu.
“Por exemplo, a verdade científica não se compadece com subjectivismos de interpretação mas quando se trata de escolher caminhos de vida e discernir a objectividade do bem e do mal, o risco dessa subjectividade é maior, até porque a realidade do homem é complexa e não se capta facilmente apenas através da análise racional", prosseguiu.
D. José Policarpo frisou que “os discípulos de Cristo não podem cair nesta tentação. Se para eles a verdade lhes vem através da Palavra de Deus, é a verdade de Jesus Cristo, caminho para a vida”.
Já na homilia da Missa do Domingo de Ramos, o Patriarca de Lisboa tinha referido que “uma das fragilidades da nossa cultura contemporânea é o conceito de felicidade fácil que gerou, contentando-se com alegrias momentâneas e efémeras, que nem sequer são, tantas vezes, a semente da verdadeira e definitiva felicidade. Esquecemo-nos que a felicidade é um caminho longo, que supõe a purificação, a coragem de abraçar as exigências e o sofrimento”.
“Nas relações de amor, na fidelidade à vocação escolhida, na prossecução de um ideal, desiste-se perante as dificuldades encontradas”, lamentou.

Semana Santa - Cerimónias presididas pelo Cardeal-Patriarca na Sé
13 de Abril