Papa abre Semana Santa com missa de domingo de Ramos dedicada aos jovens
2006-04-09 22:44:14

O Papa Bento XVI abriu hoje a Semana Santa com uma missa de domingo de Ramos dedicada aos jovens, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ramos de palmeira e de oliveira erguidos pelos fiéis encheram a Praça de São Pedro.

O domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus em Jerusalém e o início da Semana Santa da Igreja Católica.
“Com esta assembleia litúrgica entramos na Semana Santa, para viver a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, disse o Sumo Pontífice. Bento XVI lembrou aos fiéis que os ramos de oliveira são símbolos da paz de Cristo e que os ramos de palmeira simbolizam o seu martírio.

O Papa João Paulo II tornou tradição dedicar o domingo de Ramos à juventude de todo o mundo e, no seu primeiro ano como Papa, Bento XVI continuou o legado.

Depois da celebração eucarística, jovens de Colónia, Alemanha, que receberam no ano passado o Dia Mundial dos Jovens, entregaram a cruz de madeira usada durante as celebrações internacionais da Igreja a jovens de Sydney, Austrália, que vão receber o próximo encontro em 2008.

Bento XVI disse-lhes que para muitos, a cruz na qual Cristo foi crucificado apenas significa a sua morte e sacrifício. “Mas o domingo de Ramos diz-nos que a cruz é a verdadeira árvore da vida”, disse, chamando à cruz símbolo da pobreza, paz e universalidade da igreja. “A nova arma que Jesus nos dá com as suas mãos é a cruz – sinal de reconciliação, do amor que é mais forte que a morte”.

Fonte Público