Bento XVI visita Polónia em Maio
2006-04-09 13:49:59

O Papa Bento XVI visita a Polónia, o país de origem do seu antecessor, João Paulo II, no próximo dia 28 de Maio. A viagem foi confirmada, ontem, através de um comunicado oficial do Vaticano.

Esta viagem, a segunda de Bento XVI, após uma deslocação à Alemanha, o seu país natal, em Agosto de 2005, já tinha sido anunciada no passado dia 31 de Janeiro pelo episcopado polaco. Porém, na sequência da crise política que atravessa a Polónia, manteve-se alguma incerteza sobre a concretização da viagem.

Com esta visita à Polónia, Bento XVI pretede "prestar homenagem ao seu antecessor", o Papa João Paulo II, assim como ao seu "país, à igreja, à diocese, que lhe eram tão caros", afirmou, em Varsóvia, o núncio apostólico na Polónia, monsenhor Jozef Kowalczyk.

"Trata-se da primeira viagem ao estrangeiro feita a pedido do Papa Bento XVI . A deslocação à Alemanha tratou-se da concretização da vontade de João Paulo II e tinha sido planfificada por este", afirmou monsenhor Kowalczyk durante uma conferência de Imprensa organizada na sequência do anúncio oficial do Vaticano.

Críticas na Ásia

Ontem, o Vaticano foi ainda abalado pelas críticas do cardeal japonês Fumio Hamao, recentemente afastado da Curia, que acusou a cúpula da Igreja de não compreender a Ásia e os esforços dos bispos locais para dialogar com as outras religiões.

O cardeal Hamao, de 76 anos, foi até ao passado dia 12 de Março presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes. "Agora livre para falar", o prelado criticou, numa entrevista a uma agência japonesa, a lógica demasiado eurocêntrica da hierarquia da Igreja Católica "A Ásia é demasiado longe daqui, não digo geograficamente, mas moralmente".

Fonte JN