Publicado o novo Ritual das Exéquias
2006-04-06 21:53:28

Acaba da sair às luz o novo Ritual das Exéquias. A nova edição inclui também maior abundância de textos e uma melhor ordenação para a sua adequada utilização. A principal novidade é a presença de um capítulo especialmente orientado para o caso em que se faz a cremação do cadáver.

Na apresentação, o Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia, D. António Taipa, define assim o sentido desta nova publicação:
O Ritual das Exéquias é uma parte do Ritual Romano. Entre nós, este Ritual é chamado Celebração das Exéquias. De facto, a liturgia das exéquias cristãs é uma celebração do mistério pascal de Cristo. A Igreja acompanha os seus filhos desde o tempo que precede e segue ao parto até aos momentos da morte e sepultura.
A liturgia exequial, expressa em ritos de palavras e de silêncio, de canto e súplicas, é uma bela manifestação da maternidade da Igreja que, depois de ter incorporado os seus filhos pelo Baptismo em Cristo morto e ressuscitado, pede que os mesmos passem da morte à vida em Cristo.
Por meio das Exéquias cristãs a Igreja afirma a esperança na vida eterna. As tradições familiares e os costumes locais que não sejam contrárias ao devem ser cuidadosamente acolhidas e integradas na afirmação da fé pascal, também como meio de evangelização sobre o sentido da vida e da morte.
As orações de sufrágio são uma expressão de solidariedade cristã para com os defuntos e os seus familiares, para que ambos encontrem em Cristo ressuscitado o sentido pleno da vida humana, que não acaba, apenas se transforma.
Este Ritual é enriquecido com dois novos capítulos. O primeiro com orações para antes das Exéquias: o momento da morte, a colocação do corpo no féretro e uma vigília pelo defunto. O capítulo V responde a uma necessidade pastoral nova: a celebração das Exéquias no caso de cremação do cadáver.
Fazemos votos para que este Ritual contribua para a maior dignidade das Exéquias cristãs, mediante uma boa utilização da grande variedade dos propostos para serem usados de acordo com as oportunidades pastorais.