EUA acolhem encontro mundial das religiões
2006-04-05 22:47:03

Os Estados Unidos da América vão acolher, pela primeira vez, o encontro mundial das religiões promovido pela Comunidade católica de Santo Egídio. A iniciativa procura perpetuar o espírito da Jornada Mundial de Oração pela Paz de Assis, convocada por João Paulo II, em 1986.

A cidade de Washington será a sede do evento, a 26 e 27 de Abril, subordinado ao tema “Religiões e Culturas: a coragem do diálogo”. Numa nota hoje divulgada, a Comunidade de Santo Egídio explica que a escolha “exprime um tema chave no nosso tempo, assinalado pelo terrorismo e pela guerra, de que não se vislumbra solução, na mesma altura em que crescem as tentativas de instrumentalizar as religiões como elemento de confronto”.
A decisão de realizar a iniciativa na capital nos EUA pretende ainda “indicar caminhos concretos para a coesão social e a convivência pacífica”.
O encontro inclui 12 painéis sobre temas como diálogo inter-religioso, a liberdade de religião, o terrorismo ou o papel dos Livros Sagrados na construção de um novo humanismo.
Estarão presentes o Grão-Rabino de Israel, Yona Metzger; o reitor da universidade egípcia de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayyib; vários Cardeais e Patriarcas católicos; o presidente do Conselho Metodista Mundial, Sunday Mbang; o presidente da Conferência das Igrejas Europeias, Jean-Arnold de Clermont, e personalidades de outros 30 países de todo o mundo, com destaque para o Médio Oriente, o Paquistão e o Mediterrâneo.