Encenação da Paixão - Via Sacra ao Vivo - Aveiro
2006-04-05 22:10:17

A Igreja põe ao nosso dispor diversos meios, neste Tempo de Graça, entre os quais se contam as dramatizações bíblicas integradas ou não em Via-sacras. Uma especial intensidade preparatória acontece sempre na Semana Santa em Braga, com um vasto programa de actividades.

Entre estas e a convite do Presidente da Comissão das Solenidades desta semana, Cónego Dr. Manuel Joaquim, no próximo dia 7 de Abril fará parte este ano da preparação da Semana Santa a encenação de alguns dos Passos dolorosos de Jesus, realizada desde há muitos anos na Paróquia de Celeirós, concelho e Diocese de Braga, no Quinto Domingo da Quaresma. A encenação inicia-se em às 21.30h da próxima sexta-feira, na Praça do Município, com a Entrada triunfal em Jerusalém, a Ceia e a traição de Judas, o Julgamento, a Condenação; no Rossio da Sé dá-se o Encontro de Jesus com Sua Mãe e, finalmente, no Largo de S. Paulo, a morte e Ressurreição de Jesus.

As personagens desta encenação são vividas por cerca de sessenta pessoas da referida paróquia, de todas as idades, que decidiram pôr a sua arte ao serviço do Evangelho, sendo a selecção das cenas, com base, fundamentalmente, no Evangelho de S. Lucas, bem como a encenação e a orientação artística, da autoria de Hercília Pinto, e a selecção da música de Marta Pereira, membros da Comunidade Cristo de Betânea. Esta Comunidade colabora assim, desde 1987, na pastoral da Paróquia de Celeirós através desta encenação, primeiro com o Padre António Sílvio e depois com o Padre Fernando Apolinário, actual Pároco e com a respectiva Comissão desta Festa dos Passos, à qual preside Manuel Marques.

Comunidade Cristo de Betânea
Telefones 252911220, 966756141, Fax: 252911808