paroquias.org
 

Notícias






GNR a cavalo peregrina rumo a Fátima
2001-06-30 18:32:43

Cavaleiros e cavalos da GNR partiram ontem do Parque das Nações para uma peregrinação que durará três dias, com destino a Fátima, assinalando os 200 anos dos corpos militares de polícia, de onde é originária a actual Guarda.


Dezenas de bichos impacientes aguardavam o sinal de partida, ora relinchando, ora batendo com os cascos no chão. A comitiva partiu em "fila indiana", com representantes de todas as brigadas da GNR e forças congéneres de Espanha, França, Holanda e Turquia. Entre os cavaleiros, contavam-se ainda militares do Exército, da Marinha e alguns civis.
Uma aventura inédita que se justifica por "uma questão de tradição", explicou ao JN o major Victorino. Aquele responsável da GNR lembrou que o velho lema da guarda é "pela lei e pela grei", grei de povo. "A grei era essencialmente católica". E, para manter a tradição, juntou-se à comitiva um capelão da GNR, com a particularidade de ter aprendido a montar nos três últimos dias.
A peregrinação tem um percurso calculado em cerca de 140 quilómetros, dividida em quatro etapas. Ontem, cavalos e cavaleiros almoçaram em Vila Franca de Xira e jantaram na Azambuja, onde pernoitaram. Hoje, partem da Azambuja após o almoço, e terminam a segunda etapa em Santarém. No terceiro dia de peregrinação almoçam em Alcanena e jantam em Fátima, pernoitando em Giesteira.
O evento envolve 57 cavalos e 75 pessoas, onde se incluem as equipas de apoio logístico, que antecipadamente vão montando as instalações, sobretudo para os animais. Basta lembrar que cada um dos cavalos deverá comer diariamente seis quilogramas de ração, regada com muita água. Haverá veículos de apoio médico e evacuação para homens e bichos.
Durante a última etapa, todos os cavaleiros farão uso do "grande uniforme", hasteando os estandartes das respectivas unidades.
A entrada em Fátima será antecedida pela passagem da Charanga a Cavalo da GNR, que tocará marchas militares. Depois, haverá lugar para uma missa campal na Capelinha das Aparições, cantada pelo coro alentejano da Guarda. A noite será animada com a actuação da Banda Sinfónica da GNR, no auditório Paulo VI, em Fátima.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia