Postulador da causa de canonização de João Paulo II fala em novo milagre
2006-03-28 22:14:27

O postulador da Causa de Canonização de João Paulo II, Pe. Slawomir Oder, revelou a existência de um novo alegado milagre atribuível à intercessão do Papa polaco, falecido há quase um ano.

Em declaração à Radio nacional da Itália, o Pe. Oder relatou o caso de um homem que sofria de uma doença hepática incurável, o qual assegura ter-se curado graças à intervenção de João Paulo II.
O padre polaco encarregado pela diocese de Roma de promover a causa de João Paulo II, assinalou que o episódio, acontecido nos EUA, foi comunicado através do sacerdote que acompanhava espiritualmente o doente.
“Trata-se de um facto ainda não comprovado e apenas pode falar-se oficialmente de milagre no final de um processo de confirmação”, explicou o Pe. Oder.
O processo de beatificação de João Paulo II começou oficialmente a 28 de Junho de 2005, por decisão de Bento XVI, dispensando o período de espera de cinco anos após a morte, como estabelece o Código de Direito Canónico.
O processo segue, neste momento, uma fase diocesana, na qual se procede à recolha de depoimentos e de todos os documentos relativos à vida e obra de João Paulo II, incluindo os escritos inéditos, anteriores à sua eleição como Papa.
O postulador da Causa de Canonização de João Paulo II já tinha revelado alguns detalhes sobre um outro possível milagre atribuído à intercessão do Papa polaco. O caso relaciona-se com a cura de uma religiosa francesa, afectada pela doença de Parkinson, “exactamente dois meses após a morte do Papa, de um momento para o outro”.
“Tendo como base os critérios científicos, os médicos não conseguiram dar uma explicação para o que aconteceu”, referiu o Pe. Oder. O Bispo da Diocese em que aconteceu a cura já recebeu um pedido da Causa de Canonização para que seja aberto um inquérito sobre o eventual milagre.