Ortodoxos satisfeitos com pedido de perdão do Papa
2001-06-30 18:18:41

O pedido de "perdão pelos erros cometidos" apresentado pelo Papa João Paulo II aos ortodoxos na Ucrânia foi, para a hierarquia religiosa russa, um "bom sinal" face às futuras relações entre as duas igrejas.

O padre Arseni Sokolov, responsável das relações com os católicos, afirmou que os ortodoxos encararam o pedido de desculpas _ apresentado no último sábado _ como um sinal positivo, a ser acompanhado por uma tentativa de reatamento do diálogo, franco e directo.

Arseni Sokolov declarou que, no tocante aos russos, é imperioso acabar com o proselitismo.
O Sumo Pontífice da Igreja Católica anunciou no discurso pronunciado, sábado, no aeroporto da capital ucraniana, não estar no país com "intenções proselitistas", mas como "testemunha de Cristo", juntamente com os cristãos de todas as igrejas e da comunidade eclesiástica.
O seu pedido de desculpas aos ortodoxos estendeu-se aos "erros do passado remoto e recente" e assegurou, quanto aos católicos, perdoarem também os revezes sofridos.
João Paulo II apelou à unidade cristã, como o maior desafio da actualidade, ao dirigir-se a bispos ortodoxos, depois de um pequeno-almoço na Nunciatura Apostólica de Kiev.
O bispo de Roma expressou preocupação pelo aumento de divórcios e de abortos na Ucrânia, apelando à educação das famílias e à defesa dos jovens contra uma vida fácil, sem sacrifício.
A insegurança e o desemprego foram igualmente focados, como causa de desorientação e procura de uma evasão tão efémera, quanto desprovida de valores.
Depois, numa missa em Tchaika (Sudoeste da capital), perante 100.000 pessoas, reiterou o pedido de unidade, como aconteceu no primeiro milénio da era cristã, antes do Grande Cisma.

Fonte JN