Salvação digital
2006-03-22 22:24:06

As desculpas de falta de tempo para rezar estão a chegar ao fim com a era digital. No Metro ou no autocarro, passeando ou sentado no sofá, é possível dedicar um tempo diário à oração: essa é pelo menos a convicção da Companhia de Jesus, que criou, com a ajuda da "Jesuit Media Initiatives" um sistema inovador.

A iniciativa "reza enquanto andas" (www.pray-as-you-go.com) oferece a possibilidade de, gratuitamente, descarregar ficheiros áudio em formato mp3, com uma oração para cada dia. O início da Quaresma foi a ocasião escolhida para colocar ao dispor dos fiéis este serviço, que pretende "ajudar a perceber a presença de Deus na vida, escutando e reflectindo sobre a Palavra de Deus", trazendo para a actividade quotidiana a intimidade da oração.
Cada sessão dura cerca de 10 minutos e começa sempre com o repicar dos sinos, símbolo do chamamento das igrejas à reunião dos fiéis. Música de meditação, passagens da Escritura e perguntas de reflexão fazem parte do ficheiro, que termina com a oração do Glória.
Esta não é a primeira incursão dos Jesuítas no mundo da "oração on-line", dado que já há algum tempo está disponível na Internet o sítio "Lugar Sagrado" (iniciativa irlandesa, com versão portuguesa), para rezar, "aqui e agora, à frente do computador" com orientações no ecrã e um texto bíblico escolhido especialmente para cada dia.
"Pray as you go" está disponível apenas em inglês, de momento, e oferece ainda exercícios de respiração para preparar a oração e um ficheiro de 8 minutos para o "exame de consciência" sobre o dia que passou.
A oração em mp3 no mundo católico (as Igrejas protestantes já há algum tempo disponibilizavam ajudas neste âmbito) surge, curiosamente, quando se sabe que a Rádio Vaticano ofereceu a Bento XVI um iPod. O Papa, que já usa regularmente o computador, mostra-se assim particularmente atento e aberto perante as novas tecnologias.