Irmão de Taizé de visita a Portugal
2006-03-17 23:02:07

O Irmão David, da Comunidade de Taizé, está em Portugal, de visita a algumas paróquias do continente e ilhas para se encontrar com diversos grupos de jovens. Esta é a primeira vez que um irmão daquela comunidade monástica visita o nosso país, após o Encontro Europeu realizado em Lisboa, em Dezembro de 2004 e, segundo declarações à Agência ECCLESIA, estas “visitas são importantes para nos estimularmos mutuamente na fé e para nos encontrarmos”.

O Irmão David começou esta visita às paróquias na passada sexta feira, em Lisboa, e nestes encontros que “são tempo rico de partilha de experiências e oração” tem aparecido jovens que, ou participaram no Encontro Europeu em 2004, ou já estiveram na Comunidade de Taizé. A estes o Irmão David tem procurado “incentiva-los a dar continuidade a essa experiência vivida”, disse. Do mesmo modo considera que é também importante “conhecer, um pouco, a realidade local” dessas paróquias.
Em alguns desses lugares por onde já passou, a «Peregrinação de confiança», realizada um Lisboa, também tem sido tema de partilha e, sobre esta, o Irmão David considera que o Encontro Europeu em Portugal “trouxe um maior conhecimento” da comunidade, apesar de reforçar que “a preocupação não é divulgar Taizé”.
A visita do Irmão David prossegue hoje no Porto, amanhã de novo em Lisboa, e a partir de sexta feira, até Domingo em algumas ilhas dos Açores.

Irmão João na Índia
O outro irmão português de Taizé, o Irmão João, está na Índia em Calcutá a preparar a «Peregrinação de Confiança« em Calcutá a decorrer nos dias 5 a 9 de Outubro deste ano.
Segundo o Irmão David, nos anos 80 realizaram-se dois encontros na Índia, e desde essa altura que tem visitado a comunidade de Taizé, diversos grupos de jovens preparados pelas estruturas da pastoral juvenil da Índia. Este encontro naqueles país asiático coincide, também, com os 40 anos da visita do Irmão Roger a Calcutá. “Ele costumava ir todos os anos, passar os meses de inverno numa região pobre, e há 40 anos esteve em Calcutá”, concluiu.