Bento XVI: Plenitude da alegria consiste em escutar Cristo e obedecer sua voz
2006-03-13 21:32:59

Publicamos a intervenção que Bento XVI pronunciou este domingo ao meio-dia por ocasião da oração mariana do Ângelus.

Queridos irmãos e irmãs!
Ontem pela manhã concluiu a semana de exercícios espirituais, que aqui, no palácio apostólico, pregou o patriarca emérito de Veneza, o cardeal Marco Cé. Foram dias dedicados totalmente à escuta do Senhor, que sempre nos fala, mas que espera de nós mais atenção, especialmente no tempo de Quaresma. Recorda-nos também a página do Evangelho de hoje, ao propor a narração da transfiguração de Cristo no monte Tabor. Atônitos na presença do Senhor transfigurado, que conversava com Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João ficaram repentinamente rodeados por uma nuvem da qual surgiu uma voz que proclamou «Este é meu Filho amado, escutai-o» (Marcos 9, 7).

Quando se tem a graça de experimentar uma forte experiência de Deus, é como se se vivesse algo análogo ao que viveram os discípulos durante a Transfiguração: durante um momento experimenta-se com antecipação algo que constituirá a felicidade do Paraíso: Trata-se, em geral, de breves experiências que em certas ocasiões Deus concede, especialmente em previsão de duras provas. Contudo, ninguém vive «no Tabor» enquanto está nesta terra. A existência humana é um caminho de fé e, como tal, avança mais na penumbra que em plena luz, com momentos de escuridão e inclusive de densa treva. Enquanto estamos aqui, nossa relação com Deus desenvolve-se mais com a escuta que com a visão; e inclusive a contemplação acontece, por assim dizer, a olhos fechados, graças à luz interior acesa em nós pela Palavra de Deus.

A própria Virgem Maria, apesar de ser a criatura humana mais próxima de Deus, caminhou dia após dia como em uma peregrinação da fé (Cf. «Lumen gentium», 58), custodiando constantemente em seu coração a Palavra que Deus lhe dirigia, seja através das Sagradas Escrituras seja através de acontecimentos da vida de seu Filho, nos quais reconhecia e acolhia a misteriosa voz do Senhor. Este é, portanto, o dom e o compromisso para cada um de nós no tempo quaresmal: escutar a Cristo, como Maria. Escutá-lo na Palavra, custodiada na Sagrada Escritura. Escutá-lo nos acontecimentos mesmos de nossa vida, tentando ler neles as mensagens da Providência. Escutá-lo, por último, nos irmãos, especialmente nos pequenos e nos pobres, por quem o próprio Jesus pede nosso amor concreto. Escutar a Cristo e obedecer sua voz: este é o único caminho que leva à plenitude da alegria e do amor.

[Após rezar o Ângelus, o Papa saudou aos peregrinos em oito idiomas. Estas foram suas palavras em português:]

Saúdo também os visitantes de língua portuguesa que participam deste encontro mariano. De modo especial, abraço fraternalmente o grupo de religiosos e leigos brasileiros que, em preparação da Páscoa, peregrinaram nestes dias por algumas Basílicas romanas, em sinal de penitência e de solidariedade com a Campanha da Fraternidade promovida pela Igreja no Brasil. Que Deus vos abençoe!

[© Copyright 2006 - Libreria Editrice Vaticana
Traduzido por Zenit]