Catequese para as empresas
2006-03-13 12:04:25

O cardeal Renato Martino, presidente da Comissão Pontifícia de Justiça e Paz, aconselhou ontem, em Braga, os empresários portugueses a lerem o Catecismo Social da Igreja Católica.

“Este documento tem 92 páginas dedicadas às questões económicas e empresariais, por isso os empresários e os economistas têm aqui muito material para estudarem e para se inspirarem.” O cardeal encerra hoje as Semanas Sociais.

Referindo que o compêndio, que já foi traduzido para 16 línguas, está a ter “um enorme sucesso” em todo o Mundo, o responsável pela doutrina social da Igreja disse que “se as pessoas seguirem as orientações expressas neste livro, de certeza que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada”.

Referindo que a doutrina social da Igreja é baseada na justiça e na centralidade humana, D. Renato Martino sublinhou que “a economia e a actividade empresarial devem obedecer à moral”.

“Se os homens tiverem sempre presente as suas obrigações morais, certamente que agem de forma justa e correcta”, afirmou o cardeal, que ontem mesmo foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, presidente do Conselho Pontifício da Pastoral para os migrantes e itinerantes, decastério que vai acumular com o da Justiça e Paz.

“O PAPA GOSTA DE OUVIR”

Considerando-se honrado com a nomeação papal para o novo cargo, D. Renato Martino disse que vai pautar a sua actuação por um “respeito intransigente” pelos direitos humanos e pelo princípio fundamental da liberdade religiosa.

“A natalidade na Europa está em queda, os imigrantes são cada vez mais necessários e, por isso, temos de lhes proporcionar uma integração plena, no respeito pelas diferentes culturas e religiões”, afirmou o prelado, adiantando que o assunto pode ser tema de conversa com o Papa já no próximo Consistório.

“O Santo Padre vai reunir todos os cardeais no dia anterior para uma troca de impressões sobre os mais diversos assuntos, onde este deve ser abordado. D. Renato Martino referiu também que “uma das características marcantes do Papa Bento XVI é que gosta de ouvir os cardeais”.

No Consistório do próximo dia 24 vão participar os 12 novos cardeais nomeados pelo Papa Bento XVI, ficando nessa altura o colégio de eleitores com 120 elementos.

Dos novos cardeais, apenas um integra a Cúria: D. Josephe Levada, que substituiu o actual Papa como Prefeito para a Doutrina da Fé. ~

Secundino Cunha, Braga

Fonte CM