paroquias.org
 

Notícias






Bill Gates apoia programa católico de prevenção e tratamento da SIDA em África
2006-03-06 23:19:15

Bill Gates, Presidente da Microsoft Corporation, decidiu doar 200.000 dólares por ano, por um período de três anos, às actividades para combater a SIDA, em África, do programa DREAM, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, uma associação pública de leigos da Igreja católica com sede na Itália.

O DREAM (Drug Resource Enhancement against AIDS and Malnutrition) está presente em Moçambique, no Quénia, na Tanzânia, na Nigéria, na Guiné e na Guiné-Bissau.
“Ouvi falar pela primeira vez do trabalho humanitário realizado pela Comunidade de Santo Egídio durante as minhas viagens de trabalho”, declarou Bill Gates. “Depois de me ter informado sobre o programa DREAM, instituído pela Comunidade, quis fazer um donativo pessoal para ajudar mais e encorajar este trabalho importante”, explicou.
O programa DREAM, activo desde 2002, está a expandir-se para outras nações africanas. Até hoje, este programa já envolveu 20.000 pessoas seropositivas, a quem foi dada assistência e ajuda alimentar gratuita. O objectivo é alargar o programa, distribuindo o tratamento e os exames a um maior número de pessoas e reforçando as estruturas e as actividades de base (educação sanitária, suporte social, prevenção e iniciativas de sensibilização) que envolvem activamente os pacientes de DREAM.
O programa DREAM revelou-se um dos programas mais eficazes na prevenção e tratamento do HIV/SIDA nos países da África subsaariana. 97% das crianças que nasceram de mães HIV-positivas que beneficiaram do programa nasceram sãs e, depois de terem iniciado a terapia antiretroviral completa proposta por DREAM, mais de 90% dos adultos vivem bem e estão em condições de recomeçarem a trabalhar e a sustentar a própria família.
4.200 pacientes do programa DREAM recebem tratamento antiretroviral em Moçambique. O programa conta já com 10 centros e 3 laboratórios de biologia molecular, no país, inseridos no circuito internacional de controlo de qualidade.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia