Rádio da Diocese do Algarve tem emissão na Internet
2006-03-02 21:37:56

Desde finais de Janeiro deste ano que a Rádio Costa D’Oiro, a emissora de rádio da diocese do Algarve, diponibiliza aos seus ouvintes a emissão, através da sua página na Internet, em www.geocities.com/costadoiro. Desta forma a rádio diocesana passou a poder ser ouvida em qualquer ponto do mundo.

O padre Arsénio da Silva, director de programas daquela estação sediada em Portimão, entende que a emissão o­n-line se trata de “uma mais valia”, pois “a rádio tem assim um alcance muito maior do que teria só através de uma antena” e garante que este passo “só foi possível devido ao projecto ROLI – Rádios o­nline na Internet, proposto às rádios locais através da APR – Associação Portuguesa de Radiodifusão”.
Este responsável, que faz um balanço muito positivo destes primeiros dias do novo serviço, defende que “é uma ocasião para toda a gente ouvir a rádio”.
No contexto do projecto ROLI será criado ainda um Portal que permite a cada uma das estações de rádio a produção e publicação de informação actualizada de âmbito local ou regional, para além de informação institucional e da programação da própria rádio.
Sem quaisquer custos para as rádios locais, o projecto ROLI, co-financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo FSE – Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Sociedade da Informação, conta ainda com o apoio da FCCN – Fundação para Computação Científica Nacional.
No final da sua execução, o projecto ROLI disponibilizará a emissão o­nline e os conteúdos de cerca de 320 estações emissoras de rádio geograficamente dispersas pelo continente português.

Samuel Mendonça