Para cima de quatro milhões de peregrinos nas missas do santuário de Fátima em 2005
2006-02-28 23:22:50

O Santuário de Fátima registou a participação de mais de 4,1 milhões de peregrinos nas missas oficiais e particulares celebradas em 2005.

Segundo informação da sala de imprensa do santuário, nas 2544 missas oficiais tomaram no ano passado parte mais de 3,4 milhões de pessoas; as particulares, celebradas a pedido de grupos organizados, contaram com perto de 700 mil peregrinos.
A tendência de crescimento tem prevalecido nos últimos anos. Em 2003 houve uma quebra no número de pessoas recenseadas nas missas oficiais e particulares (3.546.305, cerca de menos 40 mil que em 2002). Mas em 2004 o número voltou a subir para 3.740.422 (num total de mais de quatro mil missas celebradas).
Aos 4,1 milhões de peregrinos contabilizados pelos serviços do santuário há que juntar os milhares de católicos que, ao longo do ano, passaram pelo templo, sem participarem em qualquer celebração e cujo número não está quantificado.
O reitor do santuário anunciou, entretanto, que a nova Igreja da Santíssima Trindade deverá ser inaugurada em Outubro do próximo ano, no final das comemorações dos 90 anos dos acontecimentos de Fátima. "Esperamos inaugurá-la durante o 90.º aniversário, será provavelmente a 13 de Outubro", disse monsenhor Luciano Guerra. O reitor acrescentou esperar que a igreja não possa ser concluída sem estarem prontas as obras de um túnel para o trânsito automóvel na principal avenida de Fátima, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ourém.
Nas estatísticas, o Serviço de Peregrinos registou ainda 2090 grupos de católicos organizados, oriundos de 70 países, correspondendo a mais de 285 mil pessoas. A Espanha, com mais de 30 mil peregrinos, a Itália, com 28.500, e os Estados Unidos da América, com mais de sete mil, foram os países mais representados no conjunto dos grupos estrangeiros presentes em Fátima em 2005.
Estes dados foram debatidos, ao longo da última quinta-feira, durante um encontro entre os responsáveis pelo Santuário de Fátima e os hoteleiros e responsáveis por casas religiosas de acolhimento aos peregrinos. LUSA/PÚBLICO

Fonte Público