Primeiro Podcast católico em Portugal
2006-02-28 22:45:49

O sítio Internet da Paróquia de Bombarral, na Diocese de Lisboa, acaba de marcar mais uma etapa na sua história, no acompanhamento da vanguarda das tecnologias, ao disponibilizar desde o início deste mês de Fevereiro, o primeiro Podcast de origem católica em Portugal.

Da responsabilidade do Gabinete de Comunicação e Informação (GCI) daquela Paróquia, esta iniciativa surge depois da transmissão em directo da «Missa do Galo on line», no passado dia 24 de Dezembro de 2005.
O sítio da Paróquia de Bombarral celebra cinco anos de vida, com uma actualização constante, e agora para assinalar a data comemorativa disponibiliza aos utentes uma nova forma de fazer chegar a todo o mundo a mensagem do Evangelho.
Em formato de emissão de rádio, que se pode ouvir na própria página ou descarregar no computador pessoal (o chamado Podcast), e sob o nome de «Global NetPress», o sítio «Paróquia de Bombarral On-line» coloca todos os Domingos um novo programa. Neste, há lugar para a divulgação da canção de mensagem, informação, entrevista, opinião, e meditação da Palavra de cada Domingo, com a participação do pároco, o Cónego José Traquina.

O que é um Podcast?
No sítio desta paróquia é explicado que um Podcast é como um programa/show/rubrica de rádio, em que cada programa vai tendo uma série de peças individuais que se podem ouvir quando e onde quiser: no computador, num site na Internet ou num leitor digital portátil. Estes “programas” podem ser ouvidos ou descarregados individualmente, em sites da Internet, ou podem ser subscritos usando o respectivo software no computador.
Quando se subscreve um Podcast, todos os novos “programas” serão automaticamente descarregados para o computador, assim que forem publicados na Internet. E, de cada vez que se sincronizar o leitor digital portátil ao computador, os Podcasts subscritos serão descarregados no aparelho, permitindo ouvi-los onde e quando quiser.
O Podcast da Paróquia de Bombarral pode ser encontrado em http://www.paroquia-bombarral.org.