Caminho de Santiago chega a Lisboa
2006-02-23 22:27:22

A Associação Espaço Jacobeus, no âmbito das suas actividades, desenvolve o projecto “AEJ em Movimento” o qual pretende levar a temática do Caminho de Santiago e da tradicional peregrinação jacobeia, de norte a sul de Portugal.
Assim, de 21 a 25 de Fevereiro, a Associação Espaço Jacobeus vai estar no distrito de Lisboa.

Para além de reunir com as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Loures, Mafra, Sintra e Vila Franca de Xira a AEJ vai se encontrar com outras instituições tais como a Casa da Espanha, o Centro de Estudos Galegos da Universidade Nova de Lisboa, o Conselho Nacional de Cultura, ou ainda com a Fundação Oriente.
A estas instituições, a AEJ vai apresentar o seu projecto “Capital do Caminho Português de Santiago” que em 2007, deverá ser realizado no distrito de Lisboa.
Vai ainda apresentar o projecto “A Música do Caminho Português de Santiago”, projecto de investigação sobre a música produzida na Idade Média, no Renascimento e no Barroco a volta do Caminho de Santiago, que se inicia este ano e se prolonga até 2010.
Para além destas reuniões institucionais, a AEJ promove acções de promoção do Caminho de Santiago e da tradicional peregrinação jacobeia, em escolas do distrito de Lisboa. Apoiadas na exibição do filme “Caminho de Santiago – um Caminho para a Escola”, estas sessões são uma forma de divulgar junto aos alunos e professores o Caminho Português de Santiago, mostrando todos esses ambientes únicos e característicos. Algumas experiências e vivências que qualquer indivíduo pode percepcionar de uma forma “provocadamente” isoladora e distinta do quotidiano, levando-o para caminhos de construção pessoal.
A noite, durante a sua estadia em Lisboa, a AEJ promove tertúlias e encontros. Assim serão desenvolvidas acções em Carcavelos, na Ericeira, em Lisboa, em Sintra e em Vialonga.
As tertúlias terão todas como tema “São Tiago: História & Lenda. Como surgiu o Caminho de Santiago e outras coisas que deve saber um peregrino”. Os encontros, com futuros peregrinos, são mais uma acção de preparação para aqueles que desejam empreender a grande aventura da peregrinação.
Finalmente, no dia 25, a AEJ comemora o seu 2º Aniversário, com os associados residentes no distrito de Lisboa. (No dia 26, a festa será realizada em Braga).