paroquias.org
 

Notícias






Bento XVI apela ao respeito pelas religiões e os seus símbolos
2006-02-20 22:22:37

Bento XVI defendeu esta manhã que é “necessário e urgente que as religiões e os seus símbolos sejam respeitados”, numa intervenção particularmente relevante num momento em que se vive a crise gerada pela publicação das caricaturas de Maomé, com reacções violentas no mundo muçulmano.

“No contexto internacional que conhecemos actualmente, a Igreja Católica continua convencida de que, para favorecer a paz e a compreensão entre os povos e entre os homens, é necessário e urgente que as religiões e os seus símbolos sejam respeitados e que os crentes não sejam objecto de provocações”, disse o Papa ao receber Ali Achour, novo embaixador de Marrocos junto da Santa Sé.
O discurso papal acrescentou que, em nenhum caso se podem admitir “a intolerância e a violência” como forma de resposta às ofensas, “porque não são respostas compatíveis com os princípios sagrados da religião”.
Para o Papa, é preciso denunciar claramente “aqueles que se aproveitam deliberadamente da ofensa causada aos sentimentos religiosos para fomentar actos violentos, tanto mais que isso produz fins alheios à religião”.
“Para os crentes, como para todos os homens de boa vontade, a única via que pode conduzir à paz e à fraternidade é a do respeito pelas convicções e as práticas religiosas do outro, a fim de que, de forma recíproca em todas as sociedades, seja realmente assegurado a cada um o exercício da liberdade religiosa”, acrescentou.
Bento XVI convidou ainda a reconhecer o Mediterrâneo como “lugar de encontro e diálogo entre as culturas”.
Recorde-se que, na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Espanha, Miguel Angel Moratinos, tinha adiantado que o Vaticano estava interessado em obter o estatuto de observador no processo euro-mediterrânico de Barcelona, o qual consiste na aproximação entre países do sul europeu com os países do Magrebe.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia