paroquias.org
 

Notícias






Jornadas nacionais: “O Santuário, iniciativa divina em favor dos homens”
2006-02-15 23:48:48

Até ao momento, o número de inscritos para participar nas jornadas “O Santuário, iniciativa divina em favor dos homens”, que decorrem no Centro Pastoral Paulo VI, a 17 e 18 de Fevereiro, já ascende os 500 registos, ultrapassando de forma positiva as expectativas previstas pela organização desta iniciativa do Santuário de Fátima.

Abertas a todos os interessados, e de carácter nacional, as jornadas dirigem-se especialmente aos que, de algum modo, são o rosto do Santuário no contacto com os peregrinos e outros visitantes. As inscrições efectuadas até ao momento, no Secretariado dos 90 anos das Aparições, são, na quase totalidade, de funcionários, de voluntários ao serviço no Santuário e de Servitas (da Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima).
Ainda assim, inscreveram-se para participar neste encontro em Fátima cerca de setenta outras pessoas que não estão relacionadas com o trabalho de acolhimento no Santuário de Fátima.
Com a realização das jornadas sobre o acolhimento, o Santuário de Fátima dá início à celebração do Ano da Misericórdia do Senhor, pelo qual evoca os 90 anos das aparições do Anjo e de Nossa Senhora do Rosário aos três Pastorinhos.
“O programa prolonga-se até finais de 2007 e comporta cerca de meia centena de iniciativas. Em última análise, por meio delas e de muitos modos, se procura fazer ouvir o convite a um renovado acolhimento dos apelos do Anjo e de Nossa Senhora à proposta evangélica de «conversão e oração», ou seja, chegar a viver a vida de todos os dias na intimidade do mistério da Santíssima Trindade, verdadeira fonte de paz, futuro do homem e suprema dignificação da condição humana, como no-lo revela o mistério de Cristo”, refere o Padre Armindo Janeiro, coordenador do Secretariado dos 90 Anos, a propósito das celebrações que se estendem até final de 2007.
Enquanto responsável pelo Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário de Fátima, o Padre Virgílio Antunes refere que “face a uma realidade humana tão variada, impõe-se a Fátima uma atitude fundamental de acolhimento, que perpasse todas as suas estruturas materiais e humanas. Fátima tem de ser lugar de acolhimento e humanização para todos os que chegam. No acolhimento humanizante poderemos encontrar o mais característico e específico deste santuário mariano. Ele constitui a primeira e mais abrangente forma de evangelização, que precede e acompanha todas as outras. Contribui para a criação de condições para a escuta da Palavra de Deus, a oração, a celebração litúrgica, o encontro pessoal com Deus”.

Continuam abertas as inscrições para participação nesta iniciativa que marca o arranque das comemorações dos 90 anos das Aparições em Fátima.
Contactos:
Santuário de Fátima
Jornadas sobre o acolhimento / 90 anos
Apartado 31
2496-908 Fátima
Telf. 249 539 600
90anos@santuario-fatima.pt


Informação aos Srs. Jornalistas e responsáveis de órgãos de comunicação social:

Durante os dias das Jornadas, junto do Secretariado das mesmas, haverá um espaço específico para acreditação e informação aos órgãos de Comunicação Social que desejem fazer a cobertura da iniciativa.


PROGRAMA

Local: Anfiteatro - Centro Pastoral Paulo VI

Dia 17| Tarde – Manifestação das Misericórdias do Senhor
Mesa: P. Luciano Cristino
20h30 Acolhimento
21h00 Abertura das Jornadas
21h30 O Santuário, na Bíblia | Conferência
Frei Lopes Morgado
22h15 Debate
23h00 Fim dos trabalhos

Dia 18 | Manhã: A Tenda do Encontro
Mesa: António Corrêa de Oliveira
08h45 Oração da manhã
09h00 O Fascínio da Santidade do lugar | Painel
D. Augusto César | António Pinto Leite | Aura Miguel
10h30 Intervalo
10h45 Debate
11h30 Intervalo
Mesa: P. Virgílio Antunes
11h45 A Graça específica do Santuário de Fátima | Conferência
P. Jacinto Farias
12h30 Debate

Dia 18 | Tarde: “Façam aqui uma Capelinha”
Mesa: P. Santos José
15h00 Serviços e estruturas de acolhimento do Santuário de Fátima | Painel
P. Baptista | Jorge Ferreira | Servitas
16h00 Debate
16h30 Intervalo
Mesa: P. Luciano Guerra
17h00 Os acolhedores: sentinelas do Santuário | Conferência
P. Clemente Dotti
17h45 Debate
18h15 Encerramento
18h30 Eucaristia - Presidida por Sr. Bispo de Leiria-Fátima

Boletim
Santuário de Fátima


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia