Quarenta horas de Adoração das Paróquias do Porto
2006-02-09 22:02:11

As paróquias do Grande Porto (Porto e seus aros Norte e Sul) vão concentrar-se, de novo, na igreja paroquial do Santíssimo Sacramento (Rua Guerra Junqueiro – à Boavista) para um Lausperene de 40 horas, que terá o seu início no dia 26 de Fevereiro pelas 19 horas e terminará pelas 13 horas da terça-feira de Carnaval (28 de Fevereiro).

Esta iniciativa conta com a anuência do Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, e Vigários da Vara da Cidade e seus aros. Mais uma vez a escolha desta igreja deve-se ao facto de ser a única nesta região que foi dedicada ao Santíssimo Sacramento.
A oração de louvor, diante do Santíssimo Sacramento solenemente exposto, durante quarenta horas, recomeçou nesta Cidade e em toda a Diocese no ano da Eucaristia (2005). A Confraria do Santíssimo Sacramento desta paróquia, renovada canonicamente no ano transacto, assume com fé e alegria a organização do Lausperene das 40 horas ao seu Patrono.
O ano passado, as diversas paróquias, ordens, congregações e movimentos orientaram cada uma das horas de adoração. Na continuidade deste serviço, vimos convidar todos os cristãos de boa vontade (crianças, jovens, religiosas(os), seminaristas, casais e outros) à participação e animação, de uma das horas de adoração.
Historicamente é uma tradição que vem desde 1527, em Milão, com o Padre Gian Belloti, e depois com Santo António Maria Zacarias, S. Filipe de Neri, dos barbanitas, capuchinhos, jesuítas e carmelitas descalços.
Por meio desta adoração podemos preparar melhor o percurso quaresmal e viver mais intensamente a penitência e reconciliação que nos levam à Páscoa da Ressurreição. Informações: Tel. 226066008, Fax. 226009439, E-mail. santissimo@iol.pt (P. José pereira Soares Jorge).