Monge Beneditino explica Meditação Cristã
2006-02-08 22:08:40

O que é a Meditação Cristã ?
A Meditação Cristã é uma antiga forma de oração cristã, oração contemplativa que procura Deus no silêncio e na quietude, para além das palavras ou pensamentos. Enraizada no Evangelho e nas cartas de S. Paulo, foi ensinada por S. João Cassiano e pelos Padres do Deserto no século IV e redescoberta na 2ª metade do século XX por um monge Beneditino, John Main (1926/1982), que fundou a Comunidade Mundial de Meditação Cristã.

Os primeiros cristãos chamavam a este tipo de oração silenciosa “oração pura”. Pura, porque purifica o coração e a mente e nos liberta de desejos, medos, fantasias, complexidades, etc., levando-nos à harmonia interior que nos conduz à paz e à união com Deus. Não substitui nenhuma outra forma de oração, mas abre caminho a todas elas, porque nos ajuda a abandonarmos o nosso EU para nos unirmos ao espírito de Cristo.”
Para meditar temos de nos manter interiormente silenciosos e calmos. A via que nos pode conduzir a esta quietude, a esta concentração, é a simples utilização de uma palavra-oração, o mantra, tradição que nos foi legada pelos primeiros monges cristãos. A contínua repetição da palavra MA-RA-NA-THA, termo aramaico que significa Vem, Senhor, vai criar no interior do nosso ser um pequeno e estreito caminho de silêncio. Nesta forma de meditação não se trata de pensar em Deus ou de falar com Ele, mas simplesmente de estar com Ele aqui e agora.

Comunidade Mundial de Meditação Cristã (CMMC)
Programa da Visita de D. Laurence Freeman, OSB
Lisboa, 16 – 19 de Março de 2006
A Comunidade Mundial de Meditação Cristã (CMMC) anuncia a vinda de D. Laurence Freeman, monge Beneditino e director da World Community for Christian Meditation (WCCM), sedeada em Londres. Conhecido mundialmente como Mestre espiritual, Dom Laurence Freeman foi discípulo de Dom John Main (falecido em 1982), monge Beneditino que fundou a WCCM, para promover a Meditação Cristã, uma antiga forma de oração contemplativa que procura Deus no silêncio e na quietude .

Conferência Introdutória
Na Paróquia do Campo Grande, 16 de Março, às 21 horas.
D. Laurence Freeman proferirá uma conferência introdutória sobre os objectivos e as características da Meditação Cristã. Esta Oração do Coração é uma forma de praticar a arte de ser, de encontrar a harmonia interior que nos conduz à paz e à união com Deus pela contemplação.

Debate sobre a Beleza
Na Fundação Gulbenkian – Lisboa - 17 de Março, das 14:30 às 18:00 horas.
Com o apoio da Fundação Cuidar o Futuro, realizar-se-á na Fundação Gulbenkian, um painel de discussão sobre o tema Em Louvor da Beleza: Um Caminho para A Paz, com tradução simultânea. Este tema será abordado sob diversas perspectivas por :
D. Laurence Freeman, Monge Beneditino – A Beleza Divina
Manuela Silva, Economista - A Beleza na Economia
Emília Nadal, Pintora – A Beleza na Arte
João Lobo Antunes, Médico Neurocirugião - A Construção da Beleza na Ciência
Será moderadora do debate a Dra. Maria João Seixas.
A finalidade do painel é discutir a Beleza como algo de Bom (Symposium de Platão), como um objectivo que nos define na nossa humanidade. Será debatido a Beleza como o fio condutor que estabelece e fortifica a união do ser humano. Não se trata do artifício, da falsa beleza, mas da necessidade de procurar a Beleza Absoluta. É uma procura do Divino na vida. A Ética impõe o Belo. A Beleza é Verdade. Tudo o que é Belo é harmonioso, e toda a harmonia traz a Paz. O painel procurará demonstrar que a Beleza serve para realizar uma sociedade justa e harmoniosa .
A ideia de organizar este debate surgiu devido à visita programada do monge Beneditino, Laurence Freeman, a Lisboa. Conhecido mundialmente como um Mestre espiritual, D. Laurence Freeman tem falado e escrito muito sobre a Beleza. Este foi o tema de um retiro que orientou em Monte Olivetto, Itália, em 2003, e que foi editado em cassette - In Praise of Beauty.”
Laurence Freeman dirige a World Community for Christian Meditation (WCCM), sedeada em Londres. A WCCM foi fundada pelo monge Beneditino, John Main (falecido em 1982), para promover a meditação cristã. Debates sobre a ética, a tolerância religiosa, e a construção da Paz fazem parte do seu programa.
A WCCM realizou uma série de diálogos com o Dalai Lama, “The Way of Peace Dialogues” em Inglaterra, Irlanda (Belfast), Itália, e Índia, entre 1998 e 2005.

Retiro em Silêncio
Na Casa de Retiros de Sto. Inácio no Rodízio
Este Retiro em Silêncio será orientado por D. Laurence Freeman, com várias conferências sobre o tema, “Reflexões para Viver” (tradução inglês/português); períodos de meditação comunitários; e eucaristia contemplativa no sábado.
Procuramos reforçar, através do Retiro, a prática da meditação cristã.
A Comunidade Mundial de Meditação Cristã (CMMC) vai organizar, de 17 a 19 de Março, um retiro que será orientado por D. Laurence Freeman (OSB) director da Comunidade, sedeada em Londres.
A meditação, a oração do coração, é a forma de praticar a arte de ser, de encontrar a harmonia interior que nos conduz à paz e à união com Deus pela contemplação.
O retiro será em silêncio, com conferências sobre o tema “Reflexões para Viver” períodos de meditação comunitários, e eucaristia contemplativa no sábado.