paroquias.org
 

Notícias






Confronto de Ordens religiosas e maçónicas em publicação inédita
2006-02-06 22:05:12

Está na fase final de elaboração o «Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal» que congrega de uma forma inter-institucional todas as Ordens de diferentes matrizes ideológicas e religiosas, promovido pelo Instituto São Tomás de Aquino e pela Revista dos Jesuitas «Brotéria».

Este, que é o primeiro Dicionário sobre as Ordens todas que se faz em Portugal e na Europa, com esta abrangência, tem apresentação antecipada na Revista Brotéria do mês de Janeiro/Fevereiro 2006.
No editorial, o Pe. Hermínio Rico explica que “o projecto do Dicionário procura responder a uma lacuna informativa e de apoio à investigação: a oferta, reunida numa só obra, de forma sistematizada e completa, do conhecimento que existe disperso sobre todo um conjunto de instituições sociais que são reconhecidas sob a mesma designação de ordem ou revestem tipo análogo de organização e fins prosseguidos”.
Esta obra, refere o director da Brotéria “tem o objectivo de providenciar um instrumento de fácil acesso onde se compilam as informações básicas e se apontam os saberes disponíveis sobre todas estas entidades”, sublinha.
Em fase final de elaboração e com a direcção de José Augusto Mourão, José Eduardo Franco e Ana Cristina da Costa Gomes, o Dicionário reúne informação de todas as Ordens e instituições afins em Portugal. Assim, Ordens, Congregações e Institutos católicos, outras Cristãs, não católicas, Esotéricas e iniciáticas, Maçónicas, Templárias e Neotemplárias, Honoríficas e Profissionais, são aqui abordadas com uma perspectiva plural justificada, segundo o Pe. Hermínio Rico, “pela busca de exaustividade e pelo desejo de ver as várias temáticas tratadas por quem as conhece de perto. Sobrepõe-se, assim, - continua - o dever de hospitalidade científica para, em nome da informação e da discussão aberta, suspender algum marginal juízo crítico”, comenta o sacerdote Jesuíta.
A edição da Revista Brotéria antecipa o Dicionário com a apresentação de alguns dos textos, com uma “sequência que começa pelas introduções gerais, ao projecto e à noção de ordem”, escreve o director. “A seguir, - continua - encontram-se as temáticas relacionadas com as ordens religiosas cristãs. Há depois um artigo sobre as ordens religiosas e o Estado de direito e outro sobre ordens religiosas não-cristãs. Seguem-se as ordens de carácter civil: honoríficas e profissionais. Finalmente, os estudos sobre ordens esotéricas e obediências maçónicas e os templarismos”, conclui.
Paulo Mendes Pinto, Luís Machado de Abreu, Isidro Lamelas, Manuel J. Gandra, são alguns dos nomes que assinam estes artigos antecipados pela publicação Jesuita.
Sobre a integração, numa mesma obra, de instituições, aparentemente diversas, como as ordens religiosas católicas e as ordens maçónicas, os co-directores deste projecto, José Eduardo Franco e Ana Cristina da Costa Gomes explicam que são motivados apenas por um “caracter científico” e que “com este plano de pesquisa e de divulgação de um conhecimento útil para um público alargado onde poderão entrar investigadores, estudantes, professores, cultores do saber, interessados em geral e os próprios membros das ordens ou aqueles que com elas têm relação, queremos apenas contribuir para o aprofundamento, compreensão e divulgação de um conjunto de instituições que tiveram e têm parte importantíssima na nossa história, na nossa cultura, no nosso existir social enquanto comunidade nacional dinâmica, que se foi construindo ao longo de quase um milénio de existência. Esta é uma realidade que importa dar a conhecer cientificamente de forma rigorosa e despreconceituada”, acentuam.
Jorge Sampaio, o Presidente da República, assina o Prefácio deste Dicionário a publicar brevemente pela Gradiva, e também antecipado pela Brotéria, onde refere que este é “um projecto de grande ambição e fôlego, que se junta a um conjunto de outros projectos que têm renovado o nosso panorama editorial na área da historiografia”, diz o Presidente da República. “Partindo de um conceito lato e plural de «ordem», esta obra percorre toda a História de Portugal, do Brasil e mesmo dos países lusófonos, - salienta - como se fosse um rio de muito afluentes, que atravessa épocas, acontecimentos e transformações, ajudando a definir-lhes o contexto e a identificar-lhes as causas, os perfis e as consequências”.
Entre as ordens estudadas (religiosas, militares, maçónicas, esotéricas, civis-profissionais), são também contempladas no Dicionário as Ordens Honoríficas de que o Presidente da República é o Grão-Mestre.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia