Doze apóstolos da bola portugueses a partir de hoje à conquista da Champions Clerum
2006-02-06 16:43:02

Há o "galáctico" Marco Gil, que é "bom a fazer todo o seu corredor", há uma boa dupla atacante com Hermínio Pinto e Manuel Fernandes "Micoli", ainda Marcelo Correia que tem "um bom remate de meia distância" e o capitão e guarda-redes José Miguel Pereira sente-se "em boa forma". "Tenho defendido bem, não tenho tido quebras e inspiro confiança", confessa ao PÚBLICO.

Não é ainda o lote de escolhidos de Scolari para o Mundial da Alemanha, mas são alguns dos integrantes da equipa de padres portugueses que, a partir de hoje, disputa na Croácia a segunda edição da Champions Clerum em futsal. Durante três dias, onze equipas de padres de diversos países europeus vão disputar um torneio que em 2005 foi ganho pela Croácia.
Favoritos? Em primeiro lugar, a equipa da casa, campeã, onde joga Zarko Relota, conhecido como "a seta loira de Deus", e parecido com o lendário Di Stefano, do Real Madrid. Os outros principais candidatos são os espanhóis - galegos, mais exactamente. Integrada por padres da região de Ourense, a equipa da Galiza - com o nome Os Chispas - joga num campeonato local e já defrontaram equipas como As Ninfas, adversários patrocinados por uma casa de alterne local, e Os Diabos Vermelhos.
José Miguel Pereira, que é também director do Diário do Minho, está, mesmo assim, confiante num bom resultado: "Vamos jogar, é para ganhar." E quando calha uma canelada no adversário, vai a seguir pedir-se perdão? "É futebol, acontece", diz o guarda-redes. "Mas não tem havido zangas. O mesmo com os palavrões: "Se alguém os utiliza de vez em quando, mais depressa os diz no futebol." A táctica, diz, é "entrar no campo de forma serena, começar a defender e utilizar o contra-ataque". "Temos jogadores para isso."
Contra as equipas concorrentes - onde se incluem ainda Áustria, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Eslovénia, Itália, Hungria, Polónia e Roménia - a turma portuguesa alinha ainda com André Ferreira (o outro guarda-redes), Ricardo Silva, Domingos Machado e Pedro Ferreira na defesa. No ataque, estão ainda José António Cunha e Emanuel Bernardo. O treinador, também por vezes chamado a jogar, é o padre David Gonçalves, de Leiria - tem o curso de treinador de nível 3, que lhe permitiria treinar uma equipa da Liga de Honra.
Em termos de origem geográfica, há cinco padres da diocese do Porto, quatro de Braga, dois de Leiria e um de Viana do Castelo. Esta diversidade levou já os seleccionados portugueses a programar um torneio nacional inter-dioceses, lá para Maio. Em princípio, decorrerá em Leiria e, nessa altura, a ideia é que cada uma das 20 dioceses esteja representada por uma equipa.
Marco Paulo Gil, o "Cristiano Ronaldo" da equipa - "ponho-lhe a bola nos pés e ele leva-a à baliza adversária, diz o capitão José Miguel - conta que tudo começou por sugestão do treinador David Gonçalves, de Leiria. O próprio Gil já jogou 10 anos como federado. Os doze apóstolos da bola começaram a treinar mais a sério em Novembro. Juntam-se às segundas-feiras, em Canedo (Santa Maria da Feira). Já fizeram um jogo contra a GNR de Leiria. Ganharam os guardas por 6-3, talvez com a força da autoridade.
O pontapé de saída, já que se trata de um campeonato com padres, é dado hoje em Zagreb com uma missa na Igreja de Santo António. Depois, será feito o sorteio. Deverão ser três jogos por dia, na terça e quarta, ficando as finais para quinta-feira. E dado que se trata de um torneio especial, os organizadores decidiram permitir que cada equipa jogue com seis jogadores e não com cinco, e que cada jogo tenha 30 minutos (15 para cada parte) em vez dos 40 do futsal oficial. Assim Deus os ajude.

António Marujo

Fonte Público