Liga dos Campeões para padres-futebolistas europeus
2006-02-02 21:47:53

Na próxima semana, doze padres portugueses deixam as suas paróquias e entram em competição na Champions Clerum, Liga dos Campeões para padres-futebolistas europeus a realizar na Croácia. Padres a tempo inteiro e futebolistas nas horas vagas.

Antes da partida para o Campeonato Europeu de Futsal para padres a Agência ECCLESIA falou com o Pe. Emanuel Bernardo, pároco do Canedo (Santa Maria da Feira) e um dos convocados para representar os quinas clericais. “A minha vocação é ser padre. É a prioridade que eu dou para o meu múnus pastoral mas nos tempos livres desfruto de um desporto que gosto: o futebol” – sublinhou.
Um padre a «brincar» com a bola. “É uma forma de aproximar as pessoas e de mostrar uma igreja mais atractiva”. E completa: “fazer sentir que a Igreja está dentro do mundo. Como o tempo é pouco e ser futebolista é uma actividade secundária não tiveram oportunidade de fazer estágios. Às segundas - feiras juntam-se e tratam a bola por tu. “Encontros de preparação para estarmos mais entrosados”.
Na gíria futebolística o termo «galáctico» é usual e na selecção de futsal do padres portugueses também existe um: “o Gil é o nosso galáctico”. Nos treinos ele “mostrou todos os dotes físicos e técnicos”. Um padre que já “esteve inserido no mundo do futebol” – referiu o Pe. Emanuel Bernardo. Perdeu-se um futebolista mas ganhou-se um padre que exerce o seu múnus pastoral nas terras de Póvoa de Lanhoso.
A motivação “é suficiente” e a palavra de ordem “é vencer” – esclareceu o futebolista de Canedo. “Esforço, dedicação e empenho” foram os termos utilizados pelo Pe. Emanuel Bernardo que sintetizam o trabalho realizado nos últimos meses. A preparação está feita mas existe “o factor surpresa” porque “não conhecemos os adversários dos onze países”.

Padres futebolistas e não guerreiros
Esta é a segunda vez que se realiza este campeonato e Portugal é a primeira vez que participa. “Uma grande vitória já passa pela participação” porque os padres futebolistas não vivem “o espírito guerreiro” do futebol – adianta. Treinados pelo Pe. David Gonçalves (da diocese de Leiria), os «tugas» padres têm como líder no campo o Pe. José Miguel (da diocese de Braga) que lidera também o jornal “Diário do Minho”.
A partida para a competição está próxima. Saem do Porto no próximo Domingo (5 de Fevereiro) e ficam uma noite em Paris (França). Dia 6 deste mês chegam ao local da competição e serão recebidos pelo Ministro do Desporto da Croácia e pelo Presidente da Câmara de Zagreb. Nesta cidade, a Igreja de Santo António será o «palco» de uma concelebração dos padres participantes no campeonato de Futsal. A competição será nos dias 7 e 8 de Fevereiro.
O objectivo é vencer mas o árbitro também tem no bolso cartões (amarelo e vermelho) “se alguém passar o limite da disciplina ou falta de respeito com os árbitros ou colegas da equipa adversária”. E acrescenta: “vamos evitar ao máximo que suceda isso” mas “não estamos livres porque no meio da entrega alguns colegas podem envolver-se”. Nos treinos e nos jogos particulares não têm por hábito utilizar “ofensas verbais” – reconhece o Pe. Emanuel. Aliás, no último treino o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, visitou-nos deu-nos um incentivo à participação e desejou-nos boa sorte”.
A maioria dos convocados são das dioceses do Norte, com excepção de Leiria-Fátima. “Os outros, da zona Sul, não participam talvez por falta de conhecimento” mas “esperamos que entrem também colegas do Sul”. Se a vitória sorrir a Portugal “não pensamos tornar-nos vedetas do futebol”. O futebol é apenas “paixão das horas vagas” mas não utilizarão a táctica do «tudo ao molho e fé em Deus». “Não será essa a táctica mas temos fé em Deus” – afirmou o pároco de Canedo.
Ao nível de apoios, o Pe. Emanuel Bernardo declarou que pessoas amigas contribuíram e ajudaram na logística. O equipamento terá as cores da selecção portuguesa mas a Federação Portuguesa de Futebol “não nos deu nada”.

Confiança limitada
Em busca da vitória é o lema mas têm consciência que existem equipas mais fortes. “Os espanhóis têm uma equipa fortíssima que participam na segunda liga”. Os padres da equipa espanhola são quase todos da zona de Ourense (Galiza) e a grande estrela da equipa é o Pe. Carlos Ricla. “Este torneio está a despertar muito interesse porque somos padres” – realça o Pe. Emanuel Bernardo. Uns gostam da caça, outros de natação mas “nós gostamos de futebol”.
Se participarem no próximo campeonato, a equipa portuguesa coloca a hipótese de levar também bispos. “D. António Taipa jogou comigo futebol no seminário e jogava bem” – disse. Se entrasse na equipa “colocava-o como defesa” – acrescenta. O futebol poderá ser um meio de evangelização. Com estas actividades “as pessoas podem ver que os padres são pessoas felizes”. E finaliza: “uma lufada de ar fresco”.