Apresentado primeiro milagre atribuído a João Paulo II após a sua morte
2006-01-30 22:20:10

O postulador da Causa de Canonização de João Paulo II, Pe. Slowomir Oder, revelou que já há um caso de cura milagrosa atribuída à intercessão do Papa polaco, menos de um ano depois da sua morte.

O alegado milagre refere-se a uma religiosa francesa que, em Outubro de 2005, terá sido curada da doença de Parkinson - e não de um tumor, como tinha sido anteriormente noticiado -, segundo revelou o Pe. Oder à rádio pública italiana “Radio Uno”. O processo relativo a este milagre deve ser aberto nos próximos dias.
Graças à dispensa dos cinco anos de espera depois da morte, concedida por Bento XVI no dia 13 de Maio do ano passado, foi possível abrir desde logo a Causa de Canonização de João Paulo II. O processo segue uma fase diocesana, que começou no dia 28 de Junho de 2005, e posteriormente tem outra fase, na Santa Sé.
A Diocese de Roma tem, agora, de proceder à recolha de todos os documentos relativos à vida e obra de João Paulo II, incluindo os escritos inéditos, anteriores à sua eleição como Papa. Um tribunal rogatório para a causa de canonização de João Paulo II foi instalado, em Cracóvia, no dia 4 de Novembro de 2005, e está encarregado de recolher testemunhos sobre a vida e a actividade de Karol Wojtyla quando era Bispo e Cardeal no seu país natal.
Qualquer notícia relacionada com uma cura milagrosa é tratada por um tribunal próprio, que depois envia a documentação relativa ao milagre para a Santa Sé. Após a análise dos documentos, sete médicos apresentarão uma declaração, que, no caso de ser positiva, isto é, de confirmar a cura inexplicável no estado actual da ciência, permitirá à Congregação declarar o milagre da intercessão por João Paulo II. Posteriormente, os teólogos examinam o caso, para ver se a referida cura se pode ou deve atribuir ao poder e intercessão do Papa Wojtyla.
As conclusões de teólogos, médicos e historiadores serão depois submetidas ao exame da "Ordinária" da Congregação para as Causas dos Santos, composta por 30 membros, entre Cardeais, Arcebispos e Bispos: é a eles que compete aprová-las ou não.

O sítio oficial da Causa de beatificação e canonização (www.vicariatusurbis.org/beatificazione/), está cheio de orações a pedir graças por intercessão de João Paulo II, bem como de testemunhos das suas virtudes e de milagres que lhe são atribuídos. Quase 20 mil mensagens em polaco, inglês, francês, espanhol e português foram já recebidas na página.