Sem preconceitos
2006-01-26 22:55:32

A primeira encíclica do Papa Bento XVI põe fim a velhos tabus na Igreja. O documento foi apresentado esta manhã no Vaticano e realça os aspectos positivos do desejo e do amor erótico.

O longo documento assinado por Bento XVI é um tratado sobre a visão cristã do amor, numa dimensão mais humana, mas sem abordar questões polémicas como a homossexualidade ou as uniões de facto.

Na primeira encíclica, o Papa alemão realça sem preconceitos os aspectos positivos do desejo e do amor erótico, vividos no matrimónio indissolúvel. É só neste contexto que o amor entre o homem e a mulher tem a benção da Igreja. É neste contexto que, entende o Papa, o amor entre duas pessoas tem uma fonte divina e pode transformar-se em caminho de purificação, de entrega do corpo e da alma, sem egoísmo.

O cardeal Ratzinger, um dos mais importante teólogos do catolicismo contemporâneo, foi conselheiro nas encíclicas de João Paulo II.

Como Bento XVI, opta por dedicar a primeira encíclica ao amor humano, na tentativa de demonstrar a humanidade da fé, reintroduzindo a visão católica do amor entre homem e mulher deturpada por algumas correntes de pensamento dentro da Igreja.

O Papa reforça a importância do corpo, do sensível, como elemento positivo e integrante de uma caminhada para um amor espiritual maior. Caso contrário, escreve Bento XVI, o homem torna-se num produto sexual e negociável.

Antes mesmo de ser conhecida a encíclica, Bento XVI disse que se inspirou na "Divina Comédia", de Dante, e que pretende combater a banalização da palavra amor.

A nova encíclica lança ainda um desafio concreto aos católicos para que sejam activos em obras de caridade, nomeadamente no apoio a organizações internacionais de ajuda humanitária.

Uma encíclica é um documento dirigido a toda a Igreja, escrito exclusivamente pelo Papa, e tem o nome das primeiras palavras do texto, neste caso "Deus é Amor" - Deus Caritas Est, em latim.

Joaquim Franco
Jornalista