294ª Encíclica na história da Igreja
2006-01-26 22:48:02

Bento XVI publicou hoje a sua primeira encíclica, “Deus Caritas est” (Deus é amor), colocando assim um ponto final à especulação crescente em volta desta publicação.
O interesse em volta do documento justifica-se, em primeiro lugar, pelo facto de uma carta encíclica ser “o grau máximo das cartas que o Papa envia”, como explicou à Agência ECCLESIA o Pe. Peter Stilwell, director da Faculdade de Teologia da UCP.

A palavra “encíclica” vem do grego e significa “circular”, carta que o Papa enviava às Igrejas em comunhão com Roma. A encíclica é uma carta com um âmbito universal, onde o Papa empenha a sua autoridade como sucessor de Pedro e primeiro responsável pela Igreja Católica.
Esta forma de magistério nasceu com Bento XIV (1740-1758) e hoje Bento XVI contribuiu com a 294ª encíclica na história da Igreja.
Segundo os dados fornecidos pela agência Apic, o Papa mais prolífico neste tipo de cartas é Leão XIII, com 86 encíclicas – embora muitos desses textos fossem, nos nossos dias, classificados como Cartas Apostólicas ou Mensagens. João Paulo II escreveu 14 encíclicas.
O título de um encíclica é o começo do texto, na sua versão oficial em Latim.