ORAÇÃO ECUMÉNICA EM AVEIRO
2006-01-26 22:49:09

A igreja matriz da Vera Cruz, em Aveiro, foi pequena para acolher tanta gente que se aglomerou para a oração pela unidade dos cristãos, nesta semana mundial de oração, e que foi promovida pelas comunidades cristãs de Aveiro, designadamente, cristãos romanos e cristãos metodistas.

Depois de uma saudação de acolhimento e da mútua apresentação dos presentes, seguiu-se a escuta da Palavra de Deus, comentada pelo Bispo Ireneu Cunha, da Igreja Metodista, que referiu as iniciativas de carácter ecuménico desenvolvidas em Aveiro, desde os finais do Concílio Vaticano II, e nas quais ele próprio participou, ao tempo em que era pastor da comunidade metodista local. Apontou a necessidade de ter presente, no dia a dia das nossas respectivas comunidades, três aspectos que a equipa ecuménica irlandesa, organizadora desta oração, nos propõe, a saber, a nossa atenção a Jesus Cristo, enquanto fonte da nossa unidade; o simples encontro de pequenos grupos de duas três pessoas para aprofundarem o conhecimento mútuo e o estudo da Palavra de Deus, para dar um impulso e difusão a um espírito de paz e de reconciliação; e, finalmente, para poder preparar o futuro e construir a paz e reconciliação é importante as diversas comunidades reconhecerem os seus erros e sofrimentos passados, para no respeito mútuo, se empenharem a encontrar meios construtivos de reconciliação e de um testemunho comum da mesma.

O P.e Dr. Francisco Martins, responsável diocesano pela Pastoral Familiar, substituindo o Bispo de Aveiro, D. António Marcelino, ausente por doença, sublinhou o fundamental que nos une: Cristo, fundamento da nossa fé. É n’Ele que temos de caminhar confiadamente para nos reencontrarmos na unidade e sermos, por isso, instrumentos desta unidade querida por Deus.

No final da oração, como já é habitual, foi servido um chá, que proporciona sempre alguns momentos de partilha e de mútuo conhecimento entre os membros das diversas comunidades presentes na oração.

Ficou o desejo de continuar este esforço e a vontade de nos reencontramos no próximo dia 3 de Março, Dia Mundial de Oração, evento preparado por um grupo de mulheres da África do Sul.

P. José Manuel