Antonia Willemsen “co-fundadora" da Ajuda à Igreja que Sofre
2006-01-26 22:28:47

A 16 de Janeiro, na festa de Arnold Janssen (1837-1909, fundador dos Missionários do Verbo Divino) foi entregue o «Prémio Goch» à antiga Secretária Geral da AIS, Antonia Willemsen. O Cardeal Dário Castrillón afirmou perante uma audiência de 180 pessoas que a organização "é digna de louvor" devido ao seu "amor criativo" e ao seu "compromisso com a vida, a paz e o diálogo ecuménico."

Em todos estes aspectos, referiu o Cardeal, a Ajuda à Igreja que Sofre "é uma obra sem igual, tendo-se tornado uma das organizações católicas mais importantes a trabalhar em todo o mundo. O seu carácter pastoral torna-se evidente, principalmente pelo apoio à formação de sacerdotes e seminaristas, pela construção e recuperação de centros de formação e igrejas, pela tradução e impressão de Bíblias e literatura religiosa, e pela emissão de programas religiosos de rádio e televisão."

No seu discurso, feito em tom intimista, o Cardeal Castrillón apelidou Antonia Willemsen de "mulher forte que soube como transformar o entusiasmo do fundador da AIS, as suas inspirações e o seu carisma em projectos consistentes, com grande fidelidade e exactidão. Por trás da figura do "Padre Toucinho", de forma indispensável e muito agradável, estava a mão e a mente orientadoras de Antonia Willemsen. E acrescentou: "Portanto, não me inibo de a apelidar co-fundadora da AIS, na verdadeira acepção do termo."

Nas suas palavras de agradecimento, Antonia Willemsen replicou: "Se o Padre Werenfried ainda estivesse vivo, ninguém se lembraria de me conceder um prémio. Por isso, hoje, sinto que estou a representar o Padre Werenfried. Contudo, sinto-me grata, pois graças a esta iniciativa a organização passará a ser conhecida por um público mais vasto."

O montante do prémio (15.000 euros) será destinado a um projecto na Nicarágua, uma "Fazenda da Esperança" onde ex-toxicodependentes se encontram em tratamento, vivendo e trabalhando unidos na mesma fé.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
info@fundacao-ais.pt