Opus Dei quer interditar O Código Da Vinci a menores
2006-01-23 12:09:05

O Opus Dei quer que O Código Da Vinci seja interdito a menores. A organização religiosa defende que o filme, baseado no bestseller homónimo de Dan Brown, deve ter uma classificação para adultos para preservar as crianças da influência negativa de uma "manipulação da História".

Uma das justificações avançadas é que as crianças, ao contrário dos adultos, não possuem o espírito crítico necessário para distinguir o que é verdade do que é ficção. No livro - um thriller esotérico-religioso que põe em causa vários dogmas do catolicismo e que tem suscitado numerosas reacções de historiadores e toda uma literatura de "descodificação" -, a Opus Dei é caracterizada como uma organização ultraconservadora ao serviço da Igreja Católica que tenta impedir o protagonista de descobrir a verdade. "Tal como protegemos as crianças das cenas explícitas de sexo ou de violência, devemos protegê-las da violência que se exprime de uma forma mais subtil e insidiosa", disse Marc Carrogio, responsável pelas relações da Opus Dei com os meios de comunicação social, numa entrevista à agência Zenit. Confrontada com o estrondoso sucesso mundial do livro de Brown, a Igreja tem organizado algumas iniciativas pontuais, como colóquios e brochuras para "repor a verdade". Com Tom Hanks (na foto) e Audrey Tautau, O Código Da Vinci, de Ron Howard, será estreado em Maio nos cinemas americanos. O filme, anunciado como um dos blockbusters do ano, terá honras de abertura no Festival de Cannes, a 17 de Maio, sendo exibido fora da competição naquela que é a 59ª edição de um dos mais prestigiados festivais europeu de cinema. O filme de Howard, o quarto que exibe em Cannes, conta com um orçamento que ultrapassa os 100 milhões de euros.

Fonte Público