paroquias.org
 

Notícias






II Jornadas Sobre Sexualidade
2001-06-06 21:01:49

Como é do seu conhecimento, o ensino da Sexualidade será obrigatório em todos os estabelecimentos de Ensino a partir de Setembro de 2001. Sendo um tema a ser tratado interdisciplinarmente, todos os Professores terão que estar preparados para abordar esta matéria na disciplina que leccionarem.


Assim, a Fundação Família e Sociedade – entidade sem carácter lucrativo e com fins humanitários, sociais, culturais, científicos e educacionais, no âmbito do apoio à pessoa, à família e à saúde – levará a cabo um Curso de formação para Professores (metodologia americana – Programa TEEN STAR - Sexual Teaching in the context of Adult Responsibility). Este Curso tem como objectivo, através da especialização dos Professores a formação dos jovens de modo a que a informação recolhida os leve a uma conduta sã e responsável no campo da sexualidade.
Trata-se de um programa de ensino da sexualidade para adolescentes rapazes e raparigas, num contexto de responsabilidade pessoal, integrando vários factores da vida humana: social, emocional, intelectual, ético, etc., com conhecimento da própria sexualidade e fertilidade.
Neste programa de formação para jovens há lugar, também, para uma interacção entre estes, os pais e os professores.
O facto de contar com currículos diferentes, segundo as idades dos jovens, faz dele um óptimo instrumento de trabalho.
O programa Teen Star foi elaborado pelo “Natural Family Planning Centre of Washington D.C.” entidade sem fins lucrativos, que se dedica à educação no campo da saúde, Planeamento Familiar Natural, investigação, preparação de Professores, etc. Foi implementado com altas taxas de êxito em vários países (Europa, América, África, etc.), tanto a nível de satisfação dos pais como dos alunos e obteve mudanças radicais na conduta dos jovens. Sendo um projecto com tão boas referências, julga-se oportuno pô-lo também em prática em Portugal.
Uma equipa especializada, chefiada pela Prof. Doutora Pilar Vigil (responsável pelo Programa Teen Star em toda a Ibero-América) encarregar-se-á de expor o tema da sexualidade do ponto de vista médico, biológico, psicológico, pedagógico e antropológico.
Pilar Vigil é médica cirurgião com especialidade em ginecologia e obstetrícia, Doutora em Ciências Biológicas, Professora da Universidade Católica do Chile, membro da Academia Pontifícia para a Vida e da Federação Internacional Teen Star. É autora de mais de 50 publicações científicas.
Neste momento, estamos a desenvolver em parceria com a Casa do Professor e o seu departamento de formação Contínua de Professores as acções necessárias para a realização do referido curso, nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de Setembro próximo; este confere créditos aos professores que o frequentarem.
Como o número de inscrições é limitado, se estiver interessado, contacte-nos logo que lhe seja possível para a Fundação Família e Sociedade.

A Comissão Organizadora
(Maria Arnalda de Ponte)


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia